InícioCearáOperação "Border Blocked" prende traficantes na divisa entre Pernambuco e Ceará

Operação “Border Blocked” prende traficantes na divisa entre Pernambuco e Ceará

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, a Operação de Polícia Judiciária (OPJ) “Border Blocked” no município de Exu, no Sertão do Araripe, e na região de fronteira com o Ceará. A ação teve como alvo crimes de tráfico de drogas, corrupção de menores e tentativa de homicídio.

A operação, coordenada pela 24ª Delegacia Seccional (DESEC) de Araripina e pela Delegacia de Exu, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão. O delegado José de Andrade Mota Neto foi o responsável pela condução dos trabalhos.

As investigações da Polícia Civil apontaram para a atuação de um grupo criminoso voltado para o tráfico interestadual de entorpecentes, com ramificações nas cidades de Exu e Moreilândia, em Pernambuco, Crato e Juazeiro do Norte, no Ceará.

Entre os presos está G.O.A.L., que estava foragido há mais de um ano e foi capturado no município de Crato, no Ceará. Segundo a Polícia Civil, ele era responsável pelo transporte de drogas do Ceará para Moreilândia. A prisão foi realizada com sucesso após trabalho de inteligência e com apoio da Polícia Civil cearense.

Em Exu, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, outro investigado foi abordado, E.X.S. No local, a polícia encontrou um adolescente de Juazeiro do Norte. Em depoimento especial, o menor relatou ter sido aliciado por E.X.S. para a prática de atos sexuais, mediante pagamento de R$ 100,00 e também para o transporte de drogas entre Crato e Exu.

O adolescente declarou, durante a diligência, que o acusado tentou ocultar entorpecentes com a chegada da equipe policial. Perante os fatos, E.X.S. foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e corrupção de menores. A prisão preventiva do investigado também foi representada pela autoridade policial e deferida pela Justiça.

No decorrer do interrogatório, E.X.S. optou por exercer o direito constitucional ao silêncio. A Polícia Civil informou que todas as providências legais necessárias foram devidamente adotadas.

A “Border Blocked” contou com a participação de mais de 20 policiais civis dos estados de Pernambuco e Ceará, incluindo equipes da 24ª DPH (Araripina), Malhas da Lei e das Polícias Civis de Ouricuri (PE) e Crato (CE). A operação transcorreu sem incidentes, destacando a relevância da integração interestadual no combate ao crime organizado.

RELACIONADOS