InícioAraripina em FocoOs cinco deputados que julgará Witzel serão escolhidos hoje

Os cinco deputados que julgará Witzel serão escolhidos hoje

Os 70 deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vão escolher nesta terça-feira (29) os cinco membros do Tribunal Misto que julgará o impeachment do governador afastado Wilson Witzel.

Os deputados têm até as 14h30 para colocar seus nomes para a eleição em plenário, que será na Ordem do Dia, às 15 horas. Cada um dos deputados presentes irá votar em cinco nomes diferentes. Os mais votados serão definidos para o colegiado. Em seguida, a Casa informará ao Tribunal de Justiça (TJ) sobre os deputados escolhidos.

Em entrevista à CNN, o deputado Luiz Paulo (PSDB), um dos autores do pedido de Impeachment, disse que serão dez candidatos no máximo. Até o momento, são 9 inscritos.

De acordo com apuração da CNN, os favoritos são: Chico Machado (PSD), presidente da Comissão Especial do Impeachment, Anderson Moraes (PSL), Alexandre Freitas (Novo), Dani Monteiro (PSOL) e Waldeck Carneiro (PT). Há, no entanto, uma disputa interna no PSL pela vaga a ser ocupada pelo partido. Alana Passos se inscreveu, e o nome de Felippe Poubel também é cogitado.

Há duas candidaturas consideradas independentes: Carlos Macedo (Republicanos) e Renan Ferreirinha (PSB). Macedo se candidatou chancelado pela bancada, do Republicanos, que tem quatro parlamentares. Os demais são oriundos de candidaturas avulsas.

Existem conversas sobre a escolha de deputados que representem um equilíbrio entre as legendas nos espectros ideológicos.

Nesta segunda, o TJ-RJ sorteou os desembargadores Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Ines da Trindade de Chaves de Melo e Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva.

Os nomes do Tribunal Misto serão publicados nesta quarta-feira no Diário Oficial. Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Cláudio de Mello Tavares, o primeiro encontro dos escolhidos será na sexta-feira para definir o relator do processo de Impeachment. A previsão da sentença final é de 120 dias.

CNN Brasil / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS