Em alguns momentos do discurso na Tribuna da Câmara, o líder da bancada da Situação teceu elogios ao presidente Luciano Capitão que foi a uma emissora de rádio local para falar sobre o pedido de impeachment feito pelo vereador Evilásio Mateus.
Para Francisco Edvaldo o pedido tem uma conotação política e atacou veementemente a política do candidato a prefeito de Oposição Raimundo Pimentel.
O vereador Evilásio Mateus, autor do pedido de impeachment foi á tribuna e disse ser importante fazer alguns esclarecimentos. Lembrou como o ex-prefeito Lula Sampaio foi arrancado da cadeira de prefeito no meio de um pleito eleitoral, o que favoreceu o então candidato e atual gestor Alexandre Arraes (PSB), criando argumentos que respaldam um pedido de impeachment.
Desafiou o prefeito encarar às pessoas pedindo voto de porta em porta para o seu candidato e afirmou está pronto para fazer parte da comissão que vai analisar o pedido que por ele foi feito e encaminhado á presidência, sendo assinado pelos outros vereadores de oposição.
Sobre a CPI o presidente da Câmara acatou o pedido do Vereador Mateus e anunciou que na próxima sessão serão anunciados os nomes (no caso de três membros) que farão parte da Comissão Processante para então iniciar os trabalhos para o processo de impeachment do Prefeito de Araripina – Alexandre Arraes (PSB).