“Perdeu. Perdeu as eleições e eu vou contar uma coisa para vocês: não volta mais”, disparou Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta terça-feira (02), em Salvador. E emendou:
“Porque esse povo vai ter que aprender a gostar da democracia, vai ter que aprender a conviver de forma civilizada, de forma educada, um respeitar o outro”, complementou Lula.
Inelegibilidade de Bolsonaro
Bolsonaro está inelegível por 8 anos, ou seja, até 2030, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o condenar em dois processos, sendo um por conta da reunião com embaixadores no Palácio da Alvora, na qual o ex-mandatário atacou o sistema eleitoral brasileiro e lançou dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas, e o outro por ter usado o 7 de setembro de 2022 para fazer campanha eleitoral.
Os advogados de Jair Bolsonaro apresentaram recurso so Supremo Tribunal Federal (STF) e aguardam julgamento. Para conseguir concorrer em 2026, o ex-presidente precisa reverter as decisões até lá.
No final de junho, em entrevista à CNN Portugal, o ministro decano do STF, Gilmar Mendes, afirmou que a tendência é que Bolsonaro continue inelegível.
“Vamos aguardar, obviamente, a deliberação do Tribunal, mas tudo tende a manter a decisão que já foi tomada pelo TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. Essa tem sido a rotina em casos semelhantes”, afirmou o magistrado.
Eleições 2024
Na mesma entrevista, Lula declarou apoio público a seu ungido paras as eleições deste ano em Salvador. Segundo o presidente, ele torce por Geraldo Júnior (MDB) que é o pré-candidato da base.