InícioBrasilPernambuco envia 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas

Pernambuco envia 200 concentradores de oxigênio para o Amazonas


Duzentos concentradores de oxigênio foram enviados de Pernambuco, neste sábado (16), para hospitais da rede pública do Amazonas. As máquinas funcionam abastecendo o O2 a partir do ambiente, concentrando o oxigênio que fica com pureza de até 95%. A ação é uma parceria entre o Governo Estadual e a Prefeitura do Recife. A companhia aérea Azul vai disponibilizar uma aeronave para levar o maquinário do Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes – Gilberto Freyre para Manaus.

“O enfrentamento da Covid-19 é um desafio de toda a Nação brasileira e neste momento estamos todos imbuídos do sentimento de ajudar nossos irmãos amazonenses nesse momento difícil. Este é um gesto humanitário e que não tem impacto na assistência aos pernambucanos”, esclareceu o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O Governo do Estado cedeu 100 unidades do equipamento.

De acordo com a Prefeitura do Recife, os outros 100 equipamentos que serão enviados, foram utilizados para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória, e fazem parte dos mais de 10 mil equipamentos médico-hospitalares adquiridos pela gestão municipal, durante a preparação para o enfrentamento à pandemia na cidade.

“É importante salientar que a ajuda à capital amazonense não compromete a estrutura de assistência hospitalar da covid-19 no Recife. Ou seja, mesmo que haja aumento no número de pacientes que necessitem de internação, na capital, o município ainda terá equipamentos suficientes para garantir atendimento adequado à população”, informa a  prefeitura em nota. Cada equipamento é capaz de fornecer até 5 litros de O2 por minuto ao paciente, e correspondem a um aparato total de mais de três toneladas.

Diário de PE / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS