O Estado de Pernambuco recebeu, ontem quarta-feira (26), no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, mais 241.750 doses de vacinas contra a covid-19 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Esse quantitativo será destinado exclusivamente à primeira dose.
Com o novo lote, será possível avançar na imunização de pessoas com comorbidade e deficiência permanente, e trabalhadores das forças de segurança e salvamento, além de dar início à vacinação dos trabalhadores de portos e aeroportos – categorias que já estavam inclusas nos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
“Com as novas doses de vacinas que Pernambuco recebeu hoje poderemos atender 100% dos trabalhadores portuários e 78% dos aeroviários, com a primeira dose. É mais um grupo prioritário que começamos a imunizar, no Estado. Mas nosso esforço é para ampliarmos ainda mais a vacinação, para que chegue a todos os pernambucanos e pernambucanas”, afirmou o governador Paulo Câmara.
A previsão é que 4.820 trabalhadores portuários e 2.970 aeroviários sejam imunizados, no Estado. As doses recebidas pela manhã foram levadas para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e, logo em seguida, teve início de imediato a distribuição para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde do Estado (Geres), repetindo a operação logística por via terrestre e aérea, deixando as vacinas à disposição das secretarias de saúde dos municípios.
As vacinas serão distribuídas para todo o estado de Pernambuco, na Região do Araripe a distribuição da seguinte forma:
- Araripina – 2064 vacinas
- Trindade – 715 vacinas
- Ouricuri – 1769 vacinas
- Moreilândia – 285 vacinas
- Bodocó – 917 vacinas
- Exu – 715 vacinas
- Granito – 194 vacinas
- Ipubi – 727 vacinas
- Santa Cruz – 434 vacinas
- Santa Filomena – 357 vacinas