Nas eleições deste ano, há eleitores que vão precisar votar em locais diferentes dos pleitos anteriores. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informou que agregou 973 seções eleitorais a outras para otimizar a operação durante a votação.
De acordo com a Justiça Eleitoral, a medida tem como objetivo unir as seções com poucos eleitores e não trará prejuízo para a votação, já que a maior parte das seções agregadas são de um mesmo local de votação. Apesar disso, em alguns casos, a mudança de endereço pode acontecer.
Para não enfrentar problemas ou dificuldades na hora do voto, os eleitores podem conferir com antecedência os locais de votação das seguintes formas:
- Pelo site do TRE-PE;
- Pelo aplicativo e-Título;
- Com a assistente virtual do TRE na aba “Fale Conosco”;
- Pelo Disque-Eleitor através do número (81) 3094-9400.
No site, é preciso clicar no menu “Serviços eleitorais” na barra superior da página, acessar a seção “Título e local de votação” e pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação com endereço completo.
Locais de votação temporários
Na terça-feira (3), foi disponibilizado o serviço de consulta à seção eleitoral com novos locais de votação temporários de eleitores que pediram transferência do título dentro do prazo. Segundo o TRE-PE, o serviço é para quem vai votar em outra seção eleitoral dentro do mesmo município.
Nestas eleições de 2024, o local de votação pode ser alterado nas seguintes situações:
- Seções especiais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
- Policiais, bombeiros e outros militares que vão trabalhar no dia das eleições podem votar onde vão atuar;
- Presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa;
- Juízas e juízes, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar onde vão trabalhar.