InícioBrasilPF investiga suspeita de desvios de verbas do SUS e mira atual...

PF investiga suspeita de desvios de verbas do SUS e mira atual e ex-prefeito de Timbaúba


A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira (3), uma operação para investigar a suspeita de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de medicamentos e material hospitalar entre 2013 e 2016, em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco.

Segundo a PF, estão entre os alvos o atual prefeito da cidade Marinaldo Rosendo (PP), que ocupou o mesmo posto entre 2009 e 2013 e renunciou para concorrer ao cargo de deputado federal, e o que o sucedeu na prefeitura.

Os contratos totalizavam R$ 7,9 milhões e contavam com aporte de recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a PF. Ao todo, foram emitidos dez mandados de busca e apreensão para endereços no Recife, em Olinda e em Timbaúba.

Políticos, empresários, servidores e ex-servidores da prefeitura de Timbaúba também foram alvos de mandados, segundo a PF.

A investigação foi iniciada há quatro anos, através de uma denúncia anônima sobre direcionamento em licitações, com favorecimento a uma distribuidora sediada em Timbaúba, e irregularidades na execução de contratos que contavam com aporte de recursos do Sistema Único de Saúde.

Durante as investigações, a PF confirmou em parte a denúncia, obtendo evidências de favorecimento à distribuidora, e ainda averiguou que, no período dos contratos com o município de Timbaúba, a mesma realizou diversas transações financeiras com empresas do grupo empresarial de um dos prefeitos da cidade à época dos fatos. Não foi informado qual prefeito seria esse.

G1 PE / Imagens: Divulgação PF

RELACIONADOS