A Polícia Civil deflagrou, na manhã de hoje, uma operação para apurar a participação de empresários e agentes públicos na prática de crimes como peculato, fraude em licitações e associação criminosa. A Operação Chorume ocorre nas cidades do Recife; de Paulista, na Região Metropolitana; e de Caruaru, no Agreste. Informações preliminares dão conta de que a polícia está, neste momento, na casa do prefeito do Paulista, Júnior Matuto (PSB).
Ao todo, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão, um mandado de suspensão de exercício de função pública, um mandado de suspensão temporária de participação em licitações e sequestro de valores. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início em novembro de 2018 e é presidida pelo delegado Diego Pinheiro, do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). O trabalho foi assessorado pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco.
Hoje, os mandados são cumpridos por 45 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.