InícioAraripina em FocoPolícia investiga quem abandonou recém-nascida dentro de lixeira em PE

Polícia investiga quem abandonou recém-nascida dentro de lixeira em PE

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar quem abandonou a recém-nascida encontrada dentro de uma sacola plástica em uma lixeira no município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, na manhã do domingo (18). Nesta segunda-feira (19), a bebê permanece com quadro clínico estável no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Centro da capital pernambucana 

O caso é investigado pelo delegado Rafael Duarte, da Delegacia do Cabo de Santo Agostinho. Ainda ligada à placenta e com o cordão umbilical intacto, a recém-nascida foi encontrada em uma lixeira na Rua Evangélica, no bairro de Pirapama, após um senhor escutar o choro da bebê e ligar para a Polícia Militar (PM).

“Quando eu me acordei, meu vizinho disse que o avô dele tinha escutado o choro de uma criança e pensou que era um gatinho. Mas, quando viu, foi um neném que estava enrolado em um plástico”, contou a dona de casa Renata Alves, que mora próximo ao local de onde a recém-nascida foi encontrada.

O resgate da bebê foi feito pelos soldados Caio Melo e Marcilene da Silva, que faziam rondas em uma viatura da PM pelo local. “Inicialmente foi um choque. Quando eu abrir o saco, eu achei que ela estava sem vida, mas eu mexi mais um pouco e ela se mexeu. Aí foi o momento de correria para salvar aquela vida”, disse Caio.

“Foi muita emoção naquele momento e tristeza por ela se encontrar naquela situação. Fiquei grata a Deus por estar ali para ajudar a socorrê-la e salvar a vida dela”, contou Marcilene.

Eles levaram a bebê para o Hospital Infantil do Cabo, onde a recém-nascida recebeu os primeiros cuidados médicos. Depois, ela foi transferida para o Imip. Em nota, a instituição afirmou que a bebê deu entrada na Emergência Pediátrica às 10h30 do domingo (18), pesando 2,6 quilos.

“A referida criança foi prontamente atendida, realizando exames iniciais para análise de suas condições clínicas, entre outras medidas médicas necessárias. No momento, encontra-se em observação e estável clinicamente”, declarou o Imip na nota.

Conselho Tutelar

A conselheira tutelar do Cabo, Sheila Ferreira, afirmou que o Conselho Tutelar foi avisado sobre o caso pelo hospital e que, quando a bebê tiver alta, vai para uma casa de acolhimento do município.

Além disso, o Conselho Tutelar vai encaminhar um relatório sobre a situação para o Ministério Público de Pernambuco para que a Justiça decida o que acontece com a recém-nascida, que ficará na casa de acolhimento até sair a decisão judicial.

“A gente vai na delegacia também registrar um boletim de ocorrência para que essa mãe seja identificada”, declarou. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a identificação da mãe da bebê.

G1 PE / Imagem: Divulgação

RELACIONADOS