Com a recente pesquisa divulgada no último dia 4 de julho pelo Diário de Pernambuco, os cenários mostraram que o atual vice-prefeito Evilásio Mateus, pré-candidato a prefeito, lidera em todos os cenários.
Enquanto isso, a pré-candidata Ana Paula Ramos, que foi escolhida pelo prefeito Raimundo Pimentel, é a primeira colocada no índice de rejeição. 29% dizem que não votariam nela de jeito nenhum.
Rejeição
Os pesquisadores também questionaram a 400 eleitores em qual pré-candidato eles não votariam. Ana Paula Ramos aparece no topo da lista com 29,8%, seguida por Tião do Gesso que tem 23,5%, Roberta Arraes com 16,5% e Aluísio 15,5%.
A pesquisa, que é publicada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, aponta que Evilásio Mateus tem 24,8% das intenções de voto e Roberta Arraes 8,5%. Enquanto isso, o atual prefeito da cidade aparece com 7,3% do número de votos, seguido por Ana Paula (6,0%) e Tião do Gesso (1,3%).
No entanto, à medida que lidera as intenções de voto, o vice-prefeito de Araripina enfrenta uma disputa interna pela legenda do PDT com a ex-secretária de educação, Ana Paula Ramos. A secretária foi lançada como pré-candidata pelo atual prefeito Raimundo Pimentel. Neste caso, apenas um deles será registrado após a convenção.
Pesquisa
Durante a coleta de dados, os pesquisadores questionaram os eleitores sobre qual nome do PDT deveria ocupar o cargo de prefeito de Araripina. O vice-prefeito Evilásio ficou 62,3% das preferências, enquanto Ana Paula ficou com 13,3%.
No principal cenário em que os eleitores são convidados a indicar sua preferência diante de uma lista apresentada pelo pesquisador, Evilásio obtém 45% das intenções de voto, enquanto a deputada estadual Roberta Arraes fica com 19,8%. Já o pré-candidato Aluísio aparece com 6,5% e Tião do gesso com 6%.
Registro
A pesquisa de nº PE02739/2024 foi contratada pelo Diario de Pernambuco e feita pela “Empresa de pesquisas técnicas, científicas e de mercado ltda/ exatta estrategia e pesquisas”.
O registro de pesquisas eleitorais cumpre o artigo 33º e seus incisos 1º e 2º da Lei nº 9.504/97.
Também é uma determinação do artigo 10º da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600/2019.
Além disso, os dados referentes à pesquisa eleitoral das eleições Municipais 2024 foram encaminhados à Justiça Eleitoral.
O registro foi feiro em 28 de junho deste ano.
Assessoria de Imprensa