O prefeito Eduardo Paes disse, na manhã deste sábado (4), após cancelar a festa de réveillon do Rio, que apesar de não ter 15 minutos de queima de fogos em Copacabana, que a cidade está pronta para receber turistas vacinados.
“Você vai ter 15 minutos sem fogos na Praia de Copacabana, mas a cidade continua mágica, incrível, receptiva, linda, maravilhosa. Os turistas vacinados serão muito bem-vindos ao Rio de Janeiro, até porque a gente está cobrando na hora que eles se hospedarem”, explicou o prefeito.
Paes ainda destacou que as regras que foram estabelecidas com o decreto que ampliou a exigência do comprovante de vacinação já dão tranquilidade para permanecer com a cidade aberta e funcionando.
As autoridades públicas passaram a semana discutindo questões de segurança e sanitária para a realização das festas de fim de ano e que medidas adotar após a chegada da nova variante ômicron ao país.
Na quinta-feira (2), a prefeitura do Rio ampliou o passaporte da vacinação para acessar diversos estabelecimentos como restaurantes, bares, hotéis e salões de beleza.
Há quatro dias consecutivos o Rio não tem registro de mortes por Covid. Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro não houve óbito causado pela doença.
Carnaval
O prefeito voltou a falar sobre a incerteza para realização do carnaval e disse que espera não precisar cancelar a festa, não apenas pela importância cultural do evento, mas para a economia do Rio.
“Eu sigo a ciência sempre. Tomara que não precise cancelar o carnaval, não só pela importância dessa festa para a cultura do nosso país, mas pela importância econômica para a cidade e para o Brasil”, disse Paes.
G1/Notícias