Araripina ganhou um novo marco histórico nesta semana. A Prefeitura inaugurou uma estátua em homenagem ao Dr. Pedro Batista, médico que dedicou décadas de sua vida ao cuidado com a saúde do povo araripinense e que também exerceu o cargo de prefeito do município.
Localizada em um ponto estratégico da cidade, na praça que já leva o nome de Dr. Pedro (Praça de Dr. Pedro), a estátua busca simbolizar o legado de dedicação, humanidade e trabalho árduo de Dr. Pedro Batista. Reconhecido não apenas pelo exercício da medicina, mas também pela liderança política, ele enfrentou tempos difíceis durante sua gestão, mas nunca deixou de ajudar a população e trabalhar pelo desenvolvimento de Araripina.
“Dr. Pedro Batista foi mais do que um médico ou um gestor. Ele foi um exemplo de amor ao próximo, de compromisso com a nossa cidade. Com esta estátua, eternizamos sua memória e mantemos viva a inspiração que ele representa para todos nós.”
Com a instalação da estátua, Araripina reforça o compromisso de preservar a memória de seus grandes nomes, valorizando aqueles que contribuíram para o bem-estar e o progresso do município. O monumento se soma a outros patrimônios culturais e históricos que ajudam a contar a história de uma cidade que honra o passado enquanto constrói o futuro.


Quem foi Dr. Pedro Batista
Pedro Alves Batista, nasceu na cidade de Araripina-PE, em 22 de Março de 1929, filho de Florentino Alves Batista e Joaquina Alves Batista. Estudou o Ensino Fundamental no colégio Diocesano em Crato-PE em 1949, o Ensino Científico no Colégio Nóbrega em 1955, em Recife-PE. Formou-se no Curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco em 08 de dezembro de 1960.

Dr. Pedro foi diretor Médico do Hospital Fernando Bezerra em Ouricuri-PE e Diretor do Hospital Santa Maria em Araripina-PE. Em 1976 foi candidato a prefeito de Araripina pelo Partido da Arena, sendo eleito exerceu o mandato de seis anos.
Casou-se com Mary Muniz de Farias Batista tendo como filhos, Eduardo de Farias Batista, Lana Mara de Farias Batista, Pedro Henrique de Farias Batista e Leonardo de Farias Batista.