A prefeitura de Prata, Interior de Minas Gerais, optou por utilizar o humor em uma campanha contra o descarte irregular de lixo. A iniciativa veio a partir de uma placa com a frase “Aqui só joga lixo quem é corno assumido”, junto do desenho de um boi, instalada em um terreno bastante utilizado para essa prática.
De acordo com o prefeito Marcel Vieira Rodrigues da Cunha, o Xéxeu, após a viralização da brincadeira, os resultados começaram a aparecer. “O que eu tenho observado é que muita gente tem mudado a rota e passado próximo aos terrenos para ver se flagram algum ‘corno’ jogando lixo no local”, afirmou, em entrevista ao g1.
A gestão municipal já localizou, até o momento, mais de 60 focos de descarte irregular. Além das placas, foram direcionadas equipes de limpeza para a coleta dos dejetos e higienização do terreno. A comitiva conta com seis garis, uma retroescavadeira e outros maquinários.
Para não correr risco de ser taxado de “corno”, a Prefeitura de Prata indica que o melhor local para o descarte é no EcoPonto oficial do município. O equipamento funciona das 8h às 18h, mas mesmo depois do fechamento, os moradores podem descartar os materiais em caçambas posicionadas na frente do local.
Diário do Nordeste