Professores da rede municipal de Araripina, Sertão do Araripe, paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (22). Servidores da saúde e da educação, ainda estão sem receber os salários relativos ao mês de agosto, os contratados há meses que não recebem.
Um professor informou que a então secretária de educação do município, Kalyne Ramos, havia se comprometido em pagar os salários ontem (21) de setembro, no entanto, ligou no dia anterior para a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Araripina (SIMA) e informou que o pagamento não seria mais efetivado na data agendada. A secretaria ainda convocou o Sindicato para uma reunião no dia seguinte, entretanto, desmarcou por motivos de saúde.
“O pior é a incerteza da data de pagamento. Temos contas a pagar e a prefeitura não vai se responsabilizar com os juros dos nossos cartões de credito, pois à justiça é a favor desse gestor”, destaca o professor.
Leia outro desabafo que uma professora fez em sua rede social:
Há algum tempo tivemos nosso pagamento de fevereiro (salvo engano) parcelado em 4 vezes, nosso retroativo referente aos dois primeiros meses do ano divididos em 5 parcelas (não recebemos nenhuma), nossos salários desde outubro de 2015 são pagos atrasados, foi feito um calendário de pagamento para 2016 o mesmo desde junho não vem sendo cumprido.
Em Julho a maioria do quadro efetivo visto tamanho desrespeito se viu obrigado a entrar em greve, GREVE LEGAL! E tivemos debitado do nosso humilde salário o desconto da greve, isso é ILEGAL! Agora estamos em 21 de setembro e a previsão que nos foi dada para o pagamento de AGOSTO, agora só dia 3 de outubro! Praticamente já com os dois meses vencidos!
Cadê a Justiça! Cadê as leis que não estão aí pra defender o SERVIDOR? Só existe lei pra defender os interesses do GESTOR? Para nos obrigar a trabalhar sem salário e condições dignas de trabalho? O que Esse CARA faz com nosso dinheiro? Não paga o: Professor, Vigia, Zelador, Gari, Contratados e Médicos. Aqui está parecendo uma cidade fantasma! Não tem calçamento, coleta de lixo, remédios nos postos, médicos, merenda para as crianças e material para se trabalhar! Mas tem um gestor podre de rico e um monte de gente iludida e servidores oprimidos!
A situação dos servidores de Araripina esta critica, e o gestor municipal não esta cumprindo com seu dever de casa. Diante da precariedade do município e o não pagamento dos servidores publico, o Sindicato convoca à todos os servidores da educação para uma Plenária na Câmara de Vereadores de Araripina, neta quinta-feira (22), às 19h00, para que sejam debatidos outra vez, os informes e salários atrasados.
O Sindicato (SIMA) entrou com uma ação no fórum local no mês passado, solicitando o bloqueio das contas do município. Essa medida foi tomada em defesa dos salários dos servidores que desde o mês de setembro do ano passado (2015), os pagamentos não têm a data certa. A prefeitura não teve as contas bloqueadas e continua sem pagar os servidores em dia, que inclui os profissionais da saúde e educação, efetivos e contratados.