InícioRegião do AraripeAraripinaProfissionais da saúde realizam manifestação em prol do piso salarial em Araripina...

Profissionais da saúde realizam manifestação em prol do piso salarial em Araripina – PE

Funcionários da área da saúde em Araripina — sertão de Pernambuco — realizaram na manhã desta quarta-feira (21) uma paralisação a favor do piso salarial e diminuição de horas trabalhadas.

O protesto — de âmbito nacional — foi planejado para iniciar às 8h00 na Praça da Igreja e contou com o apoio do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Araripina – SIMA. Portando cartazes, os protestantes foram contra a suspensão do piso salarial e a diminuição de horas trabalhadas para 30 horas.

Entenda o caso

O Congresso aprovou em julho a lei que fixa o piso salarial para para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiroas; o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei em agosto, contudo o Supremo Tribunal Federal – STF suspendeu a decisão de Bolsonaro para o piso salarial.

O relator da suspensão é o ministro Luís Roberto Barroso. No voto de Barroso para suspender a decisão do presidente, ele afirmou que há riscos dos estados e municípios não conseguirem pagar os funcionários da saúde com essa nova lei, correndo um alto risco de demissões em massa dos profissionais.

O ministro chegou a se reunir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no dia 6 de setembro para discutir a viablização dos recursos destinados ao piso salarial.

Por: Túlio Pontes/Araripina em Foco.

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS