InícioRegião do AraripeAraripinaProjeto de irrigação no Povoado e Serra do Cavaco é possível

Projeto de irrigação no Povoado e Serra do Cavaco é possível

QBomBom

Olá queridos leitores do Site AF Newss, hoje eu trago para vocês um assunto que apesar de parecer difícil é possível que aconteça, dependendo apenas das pessoas e do poder público. É que nós temos uma região dentro do município de Araripina onde se encontra muita água em baixo da terra e essa localidade é mais conhecida como Cavaco. A presença de aquíferos na chapada do Araripe é bastante comum, já que os recursos hídricos dessa formação não estão em rios e sim no subterrâneo.

Pensando nisto é possível criar um ou vários projetos de irrigação por gotejamento, sendo que estes podem ser coordenados por cooperativas, associações ou iniciativa privada. Para que isto ocorra é necessário a disponibilização de todo o apoio por parte do Estado, Município e Federação na aquisição de bombas e tubulações que leve a água até o cultivo escolhido. Um fruto que tem dado certo no Cavaco é a manga, e eu já provei e recomendo, pois a fruta é bastante doce e a poupa é macia.

Outra árvore presente na região é a pitombeira e lá tem um diferencial é que o fruto é maior que o convencional, a população chama de pitomba da serra. Bastante doce e com poupa que vale apena você subir no pé para pegar. É tão boa que agente se esquece das picadas das vespas mutuca. É impressionante como os frutos dessa localidade são tão saudáveis e grandes. Deve ser as águas que descem das serras e formam os lençóis freáticos  que cristalinas alimentam as árvores frutíferas do Cavaco.

Já pensou se fosse de fato implantado projetos de irrigação na região quantos empregos seriam gerados? De certeza muitas famílias iriam produzir mais para vender e a feira local estaria sempre abastecida já que com o sistema de gotejamento é possível ter a terra molhada o ano todo. Várias gotinhas pingando de leve nas plantações trariam o desenvolvimento para aquela região e município de Araripina. Vamos aguardar para ver se isto irá acontecer um dia, por enquanto o que sabemos é que na condição de moradores do sertão somos privilegiados pelos recursos naturais, basta que estes sejam administrados corretamente para o bem comum de todos.

Fabrício Feitosa / AF Newss Foto: Reprodução

RELACIONADOS