O Hospital Regional do Araripe Fernando Bezerra sediado em Ouricuri, disponibilizou um espaço reservado para receber casos suspeitos do novo coronavírus. Enquanto não fica pronto o hospital de campanha que está em andamento pela gestão municipal, pessoas que apresentam sintomas procuram aquela unidade especializada de urgência em busca de atendimento.

Com a confirmação de casos positivos aqui na região, cresce o medo das pessoas em contrair o vírus. Pacientes que estão em tratamento no HRFB ficam um pouco apreensivos devido a presença de possíveis portadores do covid-19 se tratando naquele hospital. Como não se pode negar atendimento a nenhum brasileiro que procura pelos serviços de saúde no SUS, o regional faz sua parte criando a ALA para receber as pessoas.
Aliás, o HRFB está de parabéns pela forma em que atende as demandas da urgência e emergência e ao mesmo tempo consegue se preparar para receber os casos do Covid-19. E isso é notório quando se observa a cooperação que há entre os colaboradores do hospital. Uma equipe unida que descentraliza com agilidade o atendimento conseguindo suprir as necessidades dos pacientes que ali chegam.
Demanda crescente na ortopedia
Em se tratando da flexibilização do atendimento, foi possível observar uma grande demanda pelo atendimento no setor de ortopedia. Segundo informações repassadas a redação do AF Newss, tinha diminuído casos de pessoas com fraturas que procuram o HRFB, mas nesses últimos dias de abril e início de maio aumentou o registro. Mesmo com o chamamento para o distanciamento social, algumas pessoas tem sofrido com acidentes principalmente envolvendo veículos. E aqui cabe ressaltar a capacidade e a eficiência com que o regional tem tratado esses casos. A rápida triagem e encaminhamento para o atendimento tem contribuído para desafogar os leitos. Afinal, quanto mais pessoas forem atendidas em menos tempo, menos irão permanecer na unidade de saúde, indo concluir o restante do tratamento em suas residências.
Outro fator preocupante no setor de ortopedia é a grande quantidade de idosos com alguma fratura que procura atendimento. Como já são grupo de risco pelo Covid-19, o cuidado com eles tem sido redobrado. Idade avançada e traumas severos causados por acidentes domésticos tem sido rotina constate daquele hospital. E aqui vale reforçar o pedido para que as famílias com idosos tenham mais responsabilidade com os mesmos, pois os procedimentos cirúrgicos são extremamente complicados para esse grupo que já é fragilizado.
Fabrício Feitosa / AF Newss / Redação