InícioRegião do AraripeAraripinaRetomada de obra da Transnordestina dará grande movimento a Lagoa do Barro

Retomada de obra da Transnordestina dará grande movimento a Lagoa do Barro


Retomada das obras da Ferrovia Transnordetina vai gerar um grande movimento na economia de cidades do Sertão, como: Petrolina, Salgueiro, Araripina e Parnamirim.

A ferrovia, com quase 1.800 quilômetros, foi planejada para ligar três estados do Nordeste – Piauí, Pernambuco e Ceará – aos principais portos da região: Suape (PE) e Pecém (CE). A obra teve início em 2006. Deveria ter ficado pronta em 2016.

Geração de renda em Araripina

O distrito de Lagoa do Barro, em Araripina irá ganhar uma grande movimentação, visto que a estação de destransborno vai ficar instalada no distrito. Com a instalação dessa estação o distrito deverá ter uma estrutura viária adequada para o trânsito de caminhões de grande porte. O que exigirá do governo federal um investimento nessa parte, visto que o compromisso assumido pelo estado de Pernambuco uma pactuação entre a secretaria de desenvolvimento econômico do estado e o ministério do transporte da época, acordava que o estado faria toda logística necessária para o funcionamento do “porto seco”. Os trilhos já estão colocados interligando o polo gesseiro ao porto de Pecém, no Ceará, e assim que as obras da ferrovia avançarem em solo pernambucano estará interligado também a Suape em Pernambuco.

O governo do estado honrará com a pactuação feita lá em 2011 ou devolverá essa responsabilidade ao governo federal?

Por Araripina em Foco/Redação/Foto: Reprodução

RELACIONADOS