O grupo que vem debatendo a construção de trechos de asfalto ligando Nascente ao distrito de Socorro passando pela Serra do Inácio, e Trindade ao município Dormentes passando por Santa Filomena apresenta resultados rápidos e satisfatórios, de forma inesperada.
Entre os entusiastas está o comerciante Ronaldo Lacerda, que vem abrindo caminhos via criação de grupos de trabalho e contatos com autoridades.
Por último, entraram na luta os deputados Gonzaga Patriota, que se comprometeu a levar o assunto dia 17 ao governador Paulo Câmara; o senador Armando Monteiro, que quer se encontrar com a comissão para aprofundar o debate e encontrar soluções ao seu alcance, assim como o Deputado e ex-governador Jarbas Vasconcelos, que se propôs a buscar soluções para elaboração do projeto técnico até setembro, através de demanda a ser apresentada ao governador Paulo Câmara.
Os primeiros contatos foram favoráveis e agora a comissão se formará e se fortalecerá para participar ativamente dos momentos decisivos que estão por vir, disse Ronaldo Lacerda, em contato com o nosso blog.
Ele apresentou os primeiros registros históricos dessa luta que acredita será exitosa: fotos e ofícios entregues pessoalmente ao deputado Jarbas Vasconcelos e ao assessor do senador Armando Monteiro, João Batista. Lacerda disse ainda que este contato com a assessoria do senador Armando Monteiro foi viabilizado pelo vereador Aurismar Cordeiro, que por motivos superiores não conseguiu se deslocar até a capital pernambucana.
As emissoras de rádio do município e da região estão engajadas com sólido apoio à causa, assim como os blogs.
A PE 615 entre Nascente e o Socorro é um trecho curto que deverá passar pela Serra do Inácio, onde se implanta um parque Eólico.
Ele encurta a distância para o polo gesseiro de Araripina chegar com a produção até Petrolina e dali ao Sul do País. Também facilita o acesso de cidades como Santa Filomena e Dormentes ao polo de Araripina e deste município aos vizinhos.
A PE 630 é um trecho mais longo que visa ligar Trindade a Dormentes, uma luta também antiga.
As estradas em questão interligam não apenas cidades, sítios e vilas, mas sobretudo abre caminhos para o polo gesseiro, parque eólico, jazidas de ferro, setor agropecuário da região mais fértil de Pernambuco e, mais que isso, permite que milhares de pessoas possam circular com rapidez e conforto em busca de serviços médicos, educacionais, comerciais, de serviço e lazer, possibilitando a abertura, inclusive, de feiras de animais e frigoríficos no entorno de Nascente e Santa Filomena, muito fortes na pecuária de corte e de leite, ainda mais com a produção de mandioca na Serra do Inácio e a Transnordestina ligando aos centros produtores de milho e soja do Piauí, o que nos faz sonhar com a abertura de empresas produtoras de óleos e farelos, como já ocorreu no passado com a Icoasa e Artesa, completou Ronaldo Lacerda.
Araripina em Foco/Estradas da Integração do Araripe/Foto/: Reprodução