O Palácio de Buckingham confirmou, nesta quinta-feira (8/9), a morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, aos 96 anos. A monarca ficou à frente do trono britânico por 70 anos e deixará um legado marcado por quebrar vários paradigmas.
Aos 96 anos, ela alcançou o marco de soberana mais velha do Reino Unido e a mulher que reinou mais tempo por todo o mundo. Globalmente, ela ocupa a segunda posição em reinados mais longos independentemente do gênero, ficando atrás apenas do francês Louis XIV. Em seus 70 anos no poder, Elizabeth II viu 15 primeiros-ministros distintos no Reino Unido e presenciou 12 presidentes norte-americanos diferentes.
Com a morte de Elizabeth, quem ocupará o trono é seu filho primogênito e o antigo príncipe de Gales, Charles, 73, ao lado da atual mulher dele, Camilla Parker-Bowles, 75.
O segundo herdeiro é o filho mais velho de Charles, William, 40, fruto do casamento com a princesa Diana (1961-1997). Na sequência de sucessão estão os filhos de William e da esposa Kate, George (9), Charlotte (7) e Louis (4), que ocupam, respectivamente, a terceira, quarta e quinta posição na linha de sucessão ao trono.
O príncipe Harry, de 37 anos, e irmão mais novo de William, é o sexto na linha de sucessão seguido por seus filhos Archie (3), em sétimo, e Lilibet (1) em oitavo.
Fonte: Diário de Pernambuco.