InícioAraripina em FocoSaúde anuncia plano de vacinação contra a Covid-19 sem prazo para início...

Saúde anuncia plano de vacinação contra a Covid-19 sem prazo para início da campanha


Em coletiva transmitida pela estatal do governo a TV Brasil, o Ministro da Saúde anunciou o tão esperado plano de imunização após a pressão do Supremo Tribunal Federal que estabeleceu 48 horas para a realização desse evento de hoje.

Na versão do plano apresentada nesta quarta-feira (16) não consta a estimativa de data para começo da vacinação, mas o Ministério da Saúde afirma já negociar cerca de 350 milhões de doses de imunizantes para 2021, sendo que a imunização deve exigir duas aplicações em cada pessoa.

O plano mantém quatro fases de vacinação de grupos prioritários, sendo que as três primeiras devem imunizar 49,65 milhões de pessoas. O governo também volta a considerar a população carcerária como parte do grupo prioritário para vacinação.

Nessa etapa inicial, a ideia é usar doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que será fabricada pela Fiocruz, além de aplicar a vacina da Pfizer em profissionais de saúde de capitais e regiões metropolitanas que atuaram na pandemia. A ideia é receber 2 milhões de doses da Pfizer no primeiro trimestre de 2021.

O texto também afirma que o governo assinou “memorandos de entendimento, não vinculantes” com Pfizer/BioNTech, Janssen, Instituto Butantan, Bharat Biotech, Moderna e Gamaleya e que “prossegue com as negociações para efetuar os contratos”.

Estadão Conteúdo / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS