O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse nesta sexta-feira (26) que apoia o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa à Presidência da República em 2026 e vai aguardar ele decidir se irá concorrer, mas que o partido tem outros nomes também: Ratinho Júnior, governador do Paraná, e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
O PSD tem o seu rumo. Ou é com o governador Tarcísio, o governador Ratinho Júnior ou o Eduardo Leite. Isso é algo que está pacificado dentro do partido e, portanto, vamos aguardar [a decisão do Tarcísio].
“A aliança com outros partidos do centrão ou de outras vertentes sempre é bem-vinda, e, da nossa parte, o PSD está de braços abertos para discutir, pra apoiar ou ser apoiado. Mas vamos aguardar as decisões, em especial a que diz respeito ao governador Tarcísio”, declarou.
Ao comentar o desânimo de Tarcísio com a candidatura ao Planalto, após receber ataques de Eduardo Bolsonaro, que também quer sair candidato à Presidência, e enfrentar dissidências dentro da direita, como o lançamento da pré-candidatura do governador mineiro Zema (Novo), Kassab defendeu que é preciso esperar as reflexões do governador de São Paulo para definir qualquer candidatura.
“Ele tem dito isso, que não vai sair presidente. E, da nossa parte, tem o nosso respeito, qualquer que seja sua decisão. Estaremos juntos seja na candidatura a governador, seja de presidente da República. Ele tem que fazer suas análises para saber quais são os rumos melhores para sua carreira e para o estado de São Paulo”, disse.
“Entendo que o Tarcísio tem grandes chances de unir todos no 1° turno. E caso ele não seja candidato – é uma decisão dele – nós poderemos estar todos juntos no 1° turno, mas poderemos também estar todos juntos no 2° turno”, comentou Kassab.
Fonte: G1
