InícioRegião do AraripeAraripinaSecretário de Meio Ambiente se reúne com vereadores para discutir projeto de...

Secretário de Meio Ambiente se reúne com vereadores para discutir projeto de licenciamento ambiental

Vereadores se reuniram na tarde de ontem terça-feira, 25, com o Presidente da AMMA – Agência Municipal de Meio Ambiente Humberto Filho, acompanhado de alguns membros da agência e equipe técnica. A pauta era para debater junto as Comissões de Justiça, Redação, Orçamento e Finanças, o projeto de lei oriundo do poder executivo de número 007, que tramita nas comissões, visando Instituir o Licenciamento Ambiental no âmbito do município de Araripina, e dá outras providências.

O que é licenciamento ambiental

É o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental.

O licenciamento é um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela lei Federal n.º 6938, de 31/08/81, também conhecida como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.

Em 1997, a Resolução nº 237 do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente definiu as competências da União, Estados e Municípios e determinou que o licenciamento deverá ser sempre feito em um único nível de competência.

No licenciamento ambiental são avaliados impactos causados pelo empreendimento, tais como: seu potencial ou sua capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e o potencial de risco, como por exemplo, explosões e incêndios.

Cabe ressaltar, que algumas atividades causam danos ao meio ambiente principalmente na sua instalação. É o caso da construção de estradas e hidrelétricas, por exemplo.

É importante lembrar que as licenças ambientais estabelecem as condições para que a atividade ou o empreendimento cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Por isso, qualquer alteração deve ser submetida a novo licenciamento, com a solicitação de Licença Prévia.

Artigo anterior
Próximo artigo
RELACIONADOS