InícioAraripina em FocoSemana de Direitos Humanos levou ações de cidadania para 07 cidades do...

Semana de Direitos Humanos levou ações de cidadania para 07 cidades do Araripe

Gestores, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes e a população em geral do Sertão do Araripe receberam uma série de ações de cidadania e mutirão de serviços oferecidos pela Semana de Direitos Humanos. Debates e oficinas foram realizados no início da semana pelo Centro de Apoio às Vítimas de Violência – CEAV, Centro de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa – CIAPPI e o Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH.
Na quarta, a programação se concentrou em Santa Filomena, Ouricuri e Santa Cruz, com atividades voltadas para a Atenção e Prevenção a Violência contra o Idoso. Durante as atividades foi apresentada a nova Superintendência da Pessoa Idosa, que vai permitir a ampliação das políticas públicas para pessoas a partir de 60 anos de idade, através do Planto de Atenção Integral à Pessoa Idosa.
Na quinta-feira, dia 20, foi realizado um mutirão de documentos em Santa Cruz, cidade incluída entre os municípios pernambucanos com menor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A população teve acesso a emissão de Carteiras de Identidade e de Trabalho, 2ª via de Certidões de Nascimento e Casamento, além de fotos 3×4.
A Semana de Direitos Humanos também contou com o Seminário Regional “Direitos Humanos e Democracia” no dia 21, e com a Feira de Cidadania, no sábado, 22, ambos em Araripina. A Feira de Cidadania aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social e ofereceu para a população ações de vacinação contra HPV e distribuição de preservativos, panfletagem sobre violência doméstica, atendimento jurídico gratuito, oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo.
A exposição “Anistia e Democracia: Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” esteve montada desde a segunda-feira (17) na Escola de Referência em Ensino Médio – EREM Josias Inojosa de Oliveira em Araripina.
O Seminário promoveu um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, além de oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios. A próxima Região beneficiada pelas Semanas de Direitos Humanos é o Agreste Meridional.
Em todo Estado – As Semanas de Direitos Humanos 2014 irão alcançar, até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco.  Em 2013, um total de 120 municípios, com 487 ações e 37.330 pessoas foram contempladas.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Comunicação
da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.
Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS