InícioRegião do AraripeAraripinaSertão do Araripe: 7º BPM comemora recorde de maior período sem registro...

Sertão do Araripe: 7º BPM comemora recorde de maior período sem registro de homicídios

Nesta quarta-feira (14), o 7º BPM acumulou 65 (sessenta e cinco) dias sem registrar nenhum homicídio, maior período sem Mortes Violentas Intencionais – MVI’s de toda a série histórica da unidade. Com esse número, o batalhão conseguiu superar o recorde anterior computado em setembro de 2005, quando naquela ocasião, foram somados 63 dias sem Mortes Violentas Intencionais.

O novo recorde do 7º BPM, que atua municípios de Ouricuri (Sede), Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Santa Cruz e Santa Filomena, mostra-se bastante expressivo quando comparado a média histórica de toda a área da unidade, que é de 01 MVI a cada 9 dias.

O número foi conseguido como resultado de diversos fatores, dentre eles destacam-se a proatividade da tropa e a existência do Programa Proteger, que vem funcionando em caráter experimental e está sendo aperfeiçoado na unidade.

O efetivo do 7º BPM vem se destacando pela sua forte atuação no combate à criminalidade, com destaque para a apreensão de entorpecentes e aos crimes de posse e porte ilegal de armas de fogo.

Implementado a título experimental, no mês de abril do corrente ano, o Programa Proteger que, por meio de um aplicativo, acompanha homens, mulheres, crianças e idosos que foram vítimas de violência ou que se encontram de alguma forma ameaçados. O referido programa possibilita fornecer um acompanhamento especial para essas pessoas. Quando um cidadão é cadastrado no Proteger, é aberto um canal de comunicação especial entre ele e a Polícia Militar.

O Programa Proteger foi criado com foco em um dos principais pilares do Programa Juntos Pela Segurança que é o da prevenção da violência e a criação de uma base sólida para uma cultura de paz.

No processo de pacificação social, é imprescindível destacar também todo o apoio que o 7º BPM vem recebendo da DINTER II e a forte parceria existente com a 9ª CIPM, sediada em Araripina, e a 24ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, que através de diversas atuações conjuntas, vêm conseguindo ótimos resultados na diminuição da violência em toda a 24ª Área Integrada de Segurança – AIS 24, que abrange o Sertão do Araripe.

RELACIONADOS