Há alguns meses os Araripinenses não dispõe do acesso aos serviços por meio físico na Agência do Trabalho do Estado que era localizado na rua da Caixa Econômica Federal. Com o avanço da pandemia e a necessidade de reforma e manutenção do prédio onde funcionava os serviços, não é mais possível no momento atual encontrar o órgão em operação efetiva no município.
Independente das diferenças politico-administrativa o escritório da Agência do Trabalho representa uma importante base de apoio para a Região do Araripe. Isto por que, através dela vários serviços eram oferecidos à população como a emissão de documentos e a intermediação de mão de obra.
Percebe-se que com o encerramento do serviço presencial, houve uma baixa na geração de empregos formais na cidade. Isto fica claro quando levamos para o lado do empresariado que antes tinha onde buscar essa mão de obra qualificada, além de ter um espaço para realizar seleções e capacitações. É como se o investidor ficasse desassistido em relação ao apoio na intermediação. Um prejuízo que esperamos que seja sanado o mais rápido do possível.
O serviço cem por cento online que atualmente está sendo oferecido apesar de prático e econômico deixa uma lacuna a ser preenchida. Cria um distanciamento maior entre o patrão e o empregado. No momento de uma contratação o contato presencial é fundamental, coisa que videoconferências ou testes virtuais não conseguem substituir.
Em relação ao restabelecimento do serviço, há a expectativa que volte a funcionar nas instalações do Centro Tecnológico do Araripe, porém, ainda sem uma data definida para que isto aconteça.
Redação AF Newss / Imagem: Reprodução