InícioRegião do AraripeAraripina#TBT: Eleição de 2004 em Araripina, muros pintados e sem internet

#TBT: Eleição de 2004 em Araripina, muros pintados e sem internet

O #tbt de hoje do Araripina em Foco traz à memória e destaca como eram as formas de propaganda eleitoral quando a internet ainda estava dando seus primeiros passos e quase ninguém sabia o que era. A forma de fazer campanha era outra; nesta imagem, traduz perfeitamente como o poderio financeiro fazia a diferença naquela época. Pintar os muros com nome e números dos candidatos era uma prática das mais usadas; quem tinha dinheiro para investir se dava bem, quem não tinha apenas observava (a poluição visual era enorme durante os três meses de campanha), mas também gerava renda. Hoje, esse tipo de propaganda eleitoral não é mais permitido pela justiça eleitoral.

A imagem destacada neste pôster é do ano de 2004. Na foto, identificamos o pintor e mestre na arte Marcones Souza, que era uma das pessoas que prestavam esse serviço de pintura para campanhas eleitorais na cidade de Araripina. Na época, a disputa para prefeito foi entre os candidatos Valdeir Batista, Lula Sampaio e Zé Alencar.

A eleição foi uma das mais acirradas da história política da cidade, Valdeir Batista foi o vencedor da eleição com 16.927 mil votos, a diferença o segundo colocado foi de 766 votos, Lula Sampaio ficou com 16.161 votos e Zé Alencar com 1.779 votos.

RELACIONADOS