InícioAraripina em FocoTime do Petrolina garante vaga no Brasileirão Série D 2024

Time do Petrolina garante vaga no Brasileirão Série D 2024

Após a derrota do Santa Cruz para Íbis em jogo atrasado válido pela 9ª rodada do Campeonato Pernambucano, o Petrolina conseguiu vaga no Brasileirão série D 2024. A Fera Sertaneja também assegurou a quarta colocação na tabela do estadual, com 19 pontos, e não pode ser mais alcançado nem pelo próprio Santa, que mesmo com uma vitória na última rodada, só pode chegar a 18 pontos.

A classificação da Fera Sertaneja chegou após 12 rodadas disputadas no Pernambucano e a campanha com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. A equipe mostrou força e consistência para reverter o começo conturbado, marcado pelas primeiras quatro rodadas sem vitória. Depois da derrota para o Maguary, no dia 26 de janeiro, o time de William Lima não soube mais o que é perder e está com sete jogos de invencibilidade.

Classificado também para as quartas de finais do Pernambucano com uma rodada de antecedência, o Petrolina já sabe que jogará em casa na próxima fase. Comemorações pela vaga na competição nacional à parte, a equipe está focada no jogo de mata-mata do estadual.

No início do ano, o Petrolina brigava na justiça pela vaga na Série A1 do Pernambucano deste ano. O time foi punido no TJD por uma possível escalação irregular do lateral Raylan. Mas, recorreu ao STJD e conseguiu a vitória. Dessa forma, retomou a vaga na elite do estadual.

Retrospecto do Petrolina no Pernambucano 2023 até a vaga

O Petrolina começou o Pernambucano com empate em casa contra o Salgueiro, o jogo, válido pela 2ª rodada teve o placar de 2 a 2. Depois a Fera foi derrotada para o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro, ali o Leão assumia a liderança do Pernambucano para não sair mais. O empate com o Íbis, no Paulo Coelho, e a derrota para o Maguary, acenderam uma luz de alerta no time de William Lima.

A primeira vitória no estadual chegou no quinto jogo da Fera, partida válida pela 6ª rodada, contra o Belo jardim, com gols de Everton Felipe e Igor Ivonildo, o Petrolina iniciava sua série invicta que garantiu a classificação antecipada.

No dia 1º de fevereiro veio o empate por 0 a 0 contra o Santa Cruz. Depois, com a vitória por 2 a 1 diante do Central, no Lacerdão, a equipe deixou a zona de rebaixamento rumo ao G6. Após a vitória contra o Caruaru City, em casa, o Petrolina encarou o Retrô na Arena de Pernambuco, na época, a Fênix já era vice-líder do Pernambucano. O empate por 0 a 0 garantiu um ponto para o Petrolina fora de casa e fez o time passar a pausa de carnaval com tranquilidade.

Passada a folia carnavalesca, o Petrolina voltou a campo para uma sequência de duas partidas em casa. Primeiro recebeu o Afogados e fez sua partida com mais gols marcados no Pernambucano 2023, venceu por 4 a 2. Em seguida, o Porto foi ao Paulo Coelho para ser derrotado pelo placar mínimo e, com isso, garantir a classificação da Fera para as quartas do estadual e em seguida, a vaga no Brasileiro Série D 2024.

Por GE* Estagiário, com supervisão de Emerson Rocha

RELACIONADOS