InícioDestaqueTrês cidades do Sertão do Araripe aderem ao consórcio para compra de...

Três cidades do Sertão do Araripe aderem ao consórcio para compra de vacinas


Os municípios de Exu, Santa Cruz e Granito manifestaram interesse na compra de imunizantes contra o coronavírus. O manifesto assinado por 46% dos prefeitos pernambucanos foi idealizado com base na liberação por parte do Supremo Tribunal Federal que autorizou a aquisição pelos estados e municípios de vacinas aprovadas pela Anvisa.

A iniciativa partiu da Frente Nacional de Prefeitos idealizando a criação desse consórcio público para ser um suporte complementar à campanha de vacinação nacional. Desde que começou a ser distribuída em todo o território brasileiro, a vacina que tem chegado aos municípios é em pouca quantidade. Um exemplo mesmo são esses municípios do Araripe que foram os mais prejudicados com a oferta dos imunizantes.

O movimento criado pela FNP enfrenta críticas por parte de especialistas da área de saúde, pois há um entendimento de que, a campanha é nacional e não vai ter como os municípios fazerem uma outra coordenação em cima da já criada pelo Ministério da Saúde. Mas isto não é verdade, o que as cidades querem é ajudar as populações locais para que o máximo de pessoas sejam vacinadas através da compra de mais doses que serão somadas aquelas enviadas pelo MS.

Essa é uma iniciativa importante e os municípios tem o direito e a autonomia para decidir a compra dessas vacinas, os recursos já estão garantidos através do tesouro municipal, uma reserva que todas as cidades tem, pois assim como ocorre no governo estadual e federal, nos municípios há a cobrança de impostos e arrecadações e esse dinheiro vai para o tesouro e pode sim ser usado nessa emergência de saúde púbica.

Segundo informações da FNP, o prazo de adesão ao consórcio por parte dos prefeitos foi até a sexta-feira (5) e a partir de 22 de março quando for finalizado a legalização jurídica da associação já podem iniciar a compra dos imunizantes que serão destinados a esses municípios integrantes da organização.

Redação AF News / Imagem: Reprodução

RELACIONADOS