O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou recorde de mesários voluntários para trabalhar nas eleições municipais deste ano. De acordo com o jornal O Globo, 960 mil se ofereceram para contribuir no pleito – cerca de 25% pessoas a mais do que no último pleito.
Ao todo serão 1,4 milhão de pessoas trabalhando neste domingo (15) — os 440 mil extras foram convocados pelo órgão. No total, 678 mil novos voluntários se inscreveram.
É o programa criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.
A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. Os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.
Também segundo a publicação, eles se juntam aos 282 mil que já faziam parte do banco do TSE desde eleições anteriores. O número de inscritos em 2020 é três vezes o de 2016. Os voluntários terão dois dias de folga do trabalho garantidos pela lei.
Outra vantagem é a prioridade em caso de empate em concursos públicos e obtenção de créditos extras em disciplinas de faculdades conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais.
Fonte: Site do TSE e blog O Povo com a Notícia.