InícioAraripina em FocoUm dia histórico para a política de Caruaru

Um dia histórico para a política de Caruaru





Blog Mario Flavio

Será lançada nessa segunda-feira a chapa do PSB para o governo de Pernambuco. O secretário Paulo Câmara será o nome do partido para manter os socialistas no comando do estado para os próximos quatros anos. Além dele, a chapa terá o deputado federal Raul Henry como candidato a vice e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho para disputar a vaga no senado. Mais um fator especial vai mexer com a política de Caruaru.
Pela primeira vez as três principais forças da história da política de Caruaru estarão juntos no mesmo palanque. Tony Gel, Zé Queiroz e João Lyra devem comparecer ao lançamento da candidatura e ratificar o apoio Paulo Câmara. Esse alinhamento histórico é fruto da habilidade de construir alianças de Eduardo Campos e deixa o candidato socialista numa situação amplamente confortável na Capital do Agreste.
São as três principais forças pedindo votos para um mesmo candidato. A oposição vai ter um palanque esvaziado para Armando Monteiro. Estarão com ele o PTB e o PT que tem sérias divergências internas. Se João, Tony e Zé caírem em campo o candidato Paulo Câmara pode ter uma vitória histórica em Caruaru.
Essa união tem algumas particularidades. Recém-chegado a Frente Popular o deputado Tony Gel já avisou a Câmara que vai montar um palanque a parte na cidade para pedir votos para o candidato do PSB e dificilmente vai participar de algum evento com os rivais históricos. Existe ainda a delicada relação entre João e Zé, que há muito não se batem, mas que irão formar um amplo leque de apoio a Paulo Câmara.
FORA DA MAJORITÁRIA – Mesmo com todo esse aparato de alianças a cidade de Caruaru ficou fora da chapa majoritária. O nome que era mais esperado era o de João Lyra, que acabou sendo preterido para uma possível reeleição ao governo do Estado. O vice vai ficar no comando do estado para dar suporte a candidatura do PSB.
SILÊNCIO – O fim de semana foi de muitas prévias no Recife. No Baile Municipal com a presença de quase todos os políticos envolvidos na sucessão, o silêncio foi a ordem do dia para analisar a situação de João Lyra. Nos bastidores segue a especulação que o vice não digeriu bem a indicação de Paulo Câmara para disputar o governo de Pernambuco.
FALA – O vice-governador também passou o fim de semana sem falar com a imprensa. Ele não atendeu as ligações dos repórteres e a assessoria informou que ele só fala amanhã durante o lançamento da candidatura de Paulo Câmara. João Lyra deve ser o centro das atenções nessa segunda-feira. A conferir.
HORÁRIO – O lançamento da chapa vai ser a partir de 12h num hotel em Boa Viagem. A ideia de puxar o horário para depois do expediente é simples: o governador quer evitar comentários que estaria realizando ato político dentro do expediente no Palácio do Campo das Princesas.
PT COM ARMANDO – O destino do PT deve ser mesmo o palanque de Armando Monteiro Neto. Logo após a confirmação do nome de Paulo Câmara como o candidato do PSB o senador Humberto Costa disse que a situação vai ajudar o PT a se definir, mas que se depender dele, o partido fecha com Armando e não vai para uma disputa com candidatura própria.
DESFILIAÇÕES – É a grande a expectativa em Caruaru para uma possível desfiliação de vários filiados do PT da Capital do Agreste. A lista seria encabeçada pelo secretário de Comunicação do partido, Herlon Cavalcanti, que segue insatisfeito na legenda. Ele e Wilon Sobral têm cargos no governo do Estado e não aceitam entregar os cargos. Além disso, afirmam que não foram comunicados pela sigla. Fator negado pela direção do partido. No fim de semana um texto de autoria de Wilon voltou a mexer com os brios dos petistas e esquentou ainda mais o clima.
COBERTURA – O blog política de AaZ vai acompanhar o lançamento da candidatura de Paulo Câmara. A partir de 12h todas as informações sobre o lançamento da candidatura. Você também vai acompanhar ao vivo a partir de 13h pelo programa Conteúdo com a jornalista Ana Rebeca Passos do estúdio e este blogueiro direto do lançamento da candidatura do PSB.
TONYNHO E MIRIAM NA FOLIA – A ex-deputada Miriam Lacerda e o empresário Tonynho Rodrigues, ambos do PMDB, participaram no inicio da tarde deste sábado (22), do desfile do bloco Kannaya. Miriam é uma das fundadoras da troça que ficou famosa nos anos 70 e voltou a desfilar na cidade este ano. A concentração aconteceu na avenida Oswaldo Cruz, no bairro Maurício de Nassau. Os foliões partiram em direção a Confraria da Sucata, na Rua João Condé. Na ruas por onde o bloco passou, Miriam Lacerda e Tonynho Rodrigues eram bastantes cumprimentados pelas pessoas.
Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS