Acreditamos genuinamente na evolução do nosso sistema eleitoral. Precisamos que ele deixe de ser um círculo vicioso em lideranças políticas, se tornando um aliado na luta para trazermos uma nova realidade para o nosso país. A nova Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que atenta para a unificação das eleições no Brasil,é extremamente pertinente neste sentido.
Ela pondera sobre uma necessidade urgente do país em dois aspectos. O primeiro — e mais inadiável — é que precisamos diminuir o número de campanhas eleitorais, que estão cada vez mais onerosas. As últimas eleições, por exemplo, custaram aos cofres públicos cerca de R$ 1 bilhão. Uma sangria dolorosa diante da crise econômica que nos assola.
Outro aspecto que acho interessante destacar é que, com as eleições a cada dois anos, a máquina pública deixa de funcionar, uma vez que a própria legislação eleitoral vigente impede a liberação de recursos, afetando diretamente o andamento das obras públicas. Esses empecilhos acabam travando o país neste período, nos trazendo um retrocesso sem precedentes.
Com a aprovação da PEC 56, os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores serão prorrogados por 2 anos para que em 2022 todos os cargos sejam eleitos de uma só vez – de Vereador a Presidente da República. Prefeitos que poderiam disputar a reeleição no ano que vem, perderão esse direito. A UVB-PE, apoia a luta pela aprovação da PEC56, e convoca todos os Vereadores justamente com seus Deputados e Senadores para caminharmos juntos nessa luta!
NOTA DA UVB-PE Presidente : Edmilson Henauth