InícioRegião do AraripeAraripinaSeminário municipal discute educação inclusiva e garantia de direitos infantojuvenis

Seminário municipal discute educação inclusiva e garantia de direitos infantojuvenis

Na última terça-feira (11), aconteceu um seminário municipal promovido pelo Projeto Magia do Saber, no auditório São Miguel Arcanjo, do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em Araripina (PE). A iniciativa reuniu professores/as, representantes da sociedade civil, poder público municipal, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

Inicialmente a professora da rede municipal Rosa Ramalho, fez uma explanação sobre as questões que envolvem o processo de inclusão na educação, e os desafios da maternidade atípica, considerando a sua experiência profissional e também a realidade do município. Durante a sua fala, Rosa foi provocada pela plenária, e os participantes puderam interagir e compartilhar suas vivências coletivas. “Como professora, posso afirmar que não conseguiremos avançar nessa temática, sem o envolvimento de todos os profissionais da educação. A parceria começa de fora para dentro da sala de aula”, destaca.

O debate continuou com o presidente do CMDCA, Cícero Leal, que na ocasião explicou o papel e a gestão do conselho, a importância das parcerias institucionais na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, os projetos em andamento e as perspectivas para os próximos meses.

Para Cícero, o conselho é um espaço em permanente construção, sendo essencial ampliar a participação de outros atores sociais, que possam apoiar a causa da educação inclusiva, com um olhar para efetivação dos direitos.

O último momento do seminário foi conduzido pela coordenadora de projetos do Chapada e do projeto Magia do Saber, Valéria Landim. Ela compartilhou as dificuldades vivenciadas pelas crianças e adolescentes participantes, no que diz respeito ao processo de alfabetização e violação de direitos. Valéria também explicou sobre as atividades desenvolvidas ao longo dos oito meses de execução.

“Foram muitos resultados, várias crianças terminaram o reforço alfabetizadas e outras avançaram bastante neste processo. Os estudantes vivenciaram temáticas, como negligência no contexto familiar, violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil, preservação do meio ambiente e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que também foi trabalhado com os pais”, resume Valéria.

O projeto Magia do Saber é uma realização da ONG Chapada e ONG Servos, em parceria com a Escola Municipal José Neri de Oliveira e o apoio do CMDCA.

Allyne Ribeiro
Allyne Ribeirohttps://araripinaemfoco.com
Diretora de Edição e Redação de Jornalismo
RELACIONADOS