InícioAraripina em FocoVeja algumas frases que falamos no dia do Nordestino

Veja algumas frases que falamos no dia do Nordestino

Hoje dia 08 de Outubro se comemora no Brasil o dia do Nordestino. 24 horas dedicada a esse povo tão único e com características próprias, uma gente que é fã da cultura popular, do cordel, das festas Juninas, dos carnavais, em fim, aglomerado de grandes artistas que formam essa região tão promissora.

Eu costumo dizer que existe diversos tipos de nordestinos, é como se aqui fosse um país, cada estado com alguma particularidade seja na fala, na culinária, vestimentas e modo de vida. Mas eu quero enfatizar um tipo de nordestino, o sertanejo. Nós que estamos no extremo oeste do Sertão Pernambucano compartilhamos das mesmas origens, porém ao mesmo tempo somos tão diferentes.

Como estamos em uma cidade na divisa com dois estados totalmente diferentes absorvemos um pouco da cultura e estilo de vida dos habitantes vizinhos a nós. Hoje para homenagear o dia do nordestino preparamos algumas frases que costumamos falar aqui.

Maria só vive de porta batida! Ela vive com a porta fechada.

Ele é um pé de cana ou cu de cana / Ele é alcoólatra.

Destá / Deixa quieto.

Bucho / Barriga.

Venta / nariz.

Casa aleia / Pessoa que vive na casa dos outros.

Vento caído / Pessoa que ficou assustada.

Ôi maior que a barriga / Pessoa esfomeada.

Mijar / fazer xixi

Cala a Matraca / Ficar calado

Fulano está estrupiado / Ele está exausto

Torado no grosso / Pessoa de baixa estatura

Bebeu água de chocalho / Conversa demais

Obrar / Necessidades fisiológicas

Bater perna / Pessoa que anda à toa.

Meu imbigo é enterrado lá / Deixei raízes naquele lugar

Bem gente, essas são algumas frases e palavras que nós utilizamos no dia-a-dia. Claro que existem diversas variações em outros estados, mas sempre com o mesmo significado. Uma particularidade nossa que não nos faz melhores do que os demais brasileiros, mas nos faz diferentes e iguais como seres humanos.

Redação AF Newss / Imagem: AF

RELACIONADOS