Na manhã de ontem quarta-feira (13) um grupo de pessoas se reuniu na Câmara Municipal da cidade de Cairiaçu para fazer a entrega do título de Vereador Mequetrefe, uma sátira ao trabalho de parlamentares, eleitos desta forma através de uma votação em grupo de Whatsapp.
A intenção era conceder uma espécie de certificado impresso ao presidente da Casa, José Irlando (PT), indicado para receber o “título” após ter sido o mais votado pelos participantes do grupo. O professor João Paulo Leite, um dos organizadores da sátira, disse que a brincadeira é para chamar atenção da população e dos parlamentares.
O grupo de Whatsapp que deu origem ao título se chama “Eleições Municipais” 2020” e tem 257 participantes ente oposição e sitiação. As discurssões políticas feitas online e a interação entre os membors resultou na votação. O Presidente, no entanto, não gostou de ser indicado e evitou levar na esportiva.
Por volta das 10 horas José Irlando foi até a Delegacia de Polícia Civil de Caririaçu e diz ter registrado um termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), baseando-se em conversas em que seu nome teria sido citado no grupo. A sessão da Câmara por regimento, deveria ter começado às 9h30, com tolerância de 15 minutos.

Por volta das 11 horas, no entanto, já com a presença do Presidente na Câmara, a sessão teve ínicio, já com os ânimos mais calmos e sem a entrega do título.
Votação no grupo “Eleições Municipais 2020”
3° – Acácio Leite = 6 votos
2° – Walter Lustosa = 1 voto
1° – José Irlando = 12 votos
Site Miséria/Foto/Vídeo: Reprodução