Os vereadores do município de Araripina da bancada de oposição, João Dias, Edsavio Coelho e Francisco Edivaldo, estão fazendo uma fiscalização nas escolas e setores públicos. Eles fiscalizaram as escolas Municipais Nova Maravilha, escola da Vila Lagoa de Dentro e escola do Sítio Lagoinha. Segundo os vereadores eles encontraram alimentos vencidos nas cantinas destas escolas.
Na noite de ontem, quarta-feira (04), os vereadores levaram os alimentos para a plenária da Câmara para mostrar os alimentos vencidos.
Através de uma oficio S/N2018 a Comissão de Educação da Câmara
Senhores vereadores
Viemos pelo presente entregar produtos alimentícios como arroz, massa para cuscuz, carne de soja que colhemos como prova nas cantinas das escolas Municipais Nova Maravilha, escola da Vila Lagoa de Dentro e escola do Sítio Lagoinha neste Município, pois constatamos que estão com prazos de validade vencidos e nas prateleiras de merenda escolar colocando em risco a saúde das crianças, informamos que não encontramos nem um produto da agricultura familiar bem como carnes e frutas em nem uma das referidas escolas, fato estes muito graves, pois existe licitações e relatos que tais produtos estão sendo colocado na merenda escolar do Município.
Diante do exposto solicitamos desta comissão as providencias cabíveis para estas irregularidades graves.
Cordialmente: Vereador João Dias, Vereador Edsavio Coelho, Vereador Francisco Edivaldo
Defesa do líder do governo – O líder do governo municipal o vereador Roseilton do Moraes, usando a tribuna da Câmara disse que entrou em contato com os responsáveis das escolas, e informou que os alimentos estavam em um local separado, que não seriam mais usados. – “Os vereadores agiram de má fé com intenção apenas de prejudicar a gestão”, disse o líder do governo na Câmara.
Secretaria de Educação do Município – De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os poucos alimentos que não foram consumidos dentro do prazo de validade já estavam separados em um local específico e seriam recolhidos pela Vigilância Sanitária. Em momento algum estes alimentos estavam na cozinha da escola para serem servidos aos alunos.
A secretaria também informa que existe um controle rigoroso da alimentação escolar que é ofertada aos alunos. São colocados apenas produtos saudáveis, inclusive da agricultura familiar e com supervisão de nutricionistas. Diferentemente da gestão anterior que liberava os alunos para voltarem para casa por falta de alimentação nas escolas.