InícioRegião do AraripeAraripinaAraripina: “A cidade mais transparente do Araripe”

Araripina: “A cidade mais transparente do Araripe”

Foto: Rafael Diniz

Ainda sobre a entrevista do prefeito, da qual quero apenas sintetizar  sobre o que fora exposto pelo chefe do executivo municipal, fica bastante difícil entender como o mesmo disse, que vai resolver o problema dos aposentados, se o Arariprev, o fundo de pensão dos servidores municipais tem um déficit de milhões. E até mesmo porque o seu mandato acaba daqui a cinco dias. Melhor então da maneira mais fácil de ludibriar as pessoas, jogar a culpa na crise e ampliar a questão para o cenário nacional.

Com relação a transparência que o prefeito resolveu comemorar como sendo o protagonista no item na Região do Araripe, é devidamente esclarecedor montantes recebidos por empresas principalmente de locação de veículos apenas com os valores recebidos e pagos expostos publicamente para leigos compreender, se não existem realmente o claro aprofundamento dos serviços que são prestados, onde são prestados por essas empresas, com notas e outros meios que não sejam tão escusos e indiferente para o contribuinte. Mas como o Tribunal de Contas do Estado fez auditoria e comprovou a lisura da transparência administrativa do Governo de Alexandre, fazer o quê?

Entender que o prefeito e sua equipe, assim como as lideranças políticas que o ladeiam, afirmam que nunca se fez tanto em Araripina, prova que é preciso minuciosamente os seus críticos (como esse que vos escreve) captar verdadeiramente a ideia de que um município que parece desprezado pelo poder público, está repleto de obras estruturadoras. Se o excelentissimo gestor diz ter feito muito mais que os seus antecessores juntos, imagino então que esses camaradas não fizeram nada por Araripina. Não entendo.

Sobre a fiscalização das obras que inclusive o prefeito eleito pediu ajuda do CREA, o prefeito Alexandre Arraes além de dizer que o órgão não tem poder para tal, disse em tom desafiador que vai fazer um ofício pedindo para que isso aconteça porque garante que não tem nada para esconder. Bem, está tudo então às claras.

– Pior cego é aquele que não quer ver, disse o prefeito, se referindo ao conjunto de obras, para ele inimaginável que a sua gestão deixou no Município.

Talvez o editor desta coluna precise de bengala.

Sobre os números dos supostos desvios de verbas da educação, da formação de quadrilha, amplamente amparados e divulgados pela Operação Paradise e até expostos pelo delegado que estava a frente da ação, o prefeito seguramente disse que até hoje espera que comprovem de onde realmente aconteceu esses desvios, porque está tranquilo com relação as suas prestações de contas e não foi comprovado um centavo de desvio da sua gestão.

Nesse caso, somente a quebra do sigilo do inquérito policial da operação poderia trazer à tona a verdade para absorver ou punir possíveis culpados.

O prefeito falou que repassou para a diretoria do Araripina Futebol Clube (o Bode do Araripe) a quantia de R$ 350 mil nos anos de 2015 e 2016. Então não se cobrou a prestação de contas da diretoria e o clube segundo informações, tem dívidas trabalhistas de quase R$ 150 mil.

Ironizando o prefeito eleito sobre uma emenda que o mesmo disse ter conseguido para a construção da Ponte no Bairro Zé Martins, Alexandre diz desconhecer essa tal emenda e que até hoje não sabe o número da mesma.

Sobre o governo do Estado, o prefeito afirma que ele está está devendo muito ao povo do Araripe e que a deputada Roberta Arraes vai fazer exatamente essa cobrança a Paulo Câmara, porque para ele o Araripe está de certa forma abandonado.

Para concluir, o prefeito se gabou de ter realizado os melhores São João do Município sem problemas de gastos superfaturados e aprovado pelo TCE e, desafiou o próximo prefeito dizendo que quer participar de pelo menos três noites dos dez dias de festas prometidos por ele.  Sobre as contas aprovadas de 2013 e 2014, o prefeito usou o termo “vamos ver” para o que espera de 2015 e 2016, e se gabou de terminar a gestão sem nenhum processo administrativo e espera que vá até o final com isso, deixando uma lacuna de dúvida sobre o que pode acontecer com os dois anos que faltam para ter suas contas julgadas. Alexandre confidenciou que fez a tentativa de unir os grupos em torno de um único candidato para enfrentar Raimundo Pimentel e deixou escapar quem realmente apoaiva na campanha de 2016.

A primeira dama e futura deputada Roberta Arraes, acrescentou que a equipe de Alexandre Arraes era comprometida com o povo de Araripina.

Para finalizar, o prefeito lembrou das críticas que sofreu por ter colocado uma pessoa na pasta da saúde que não era de Araripina e que o novo governo que já se compõe com uma gestão compartilhada acredita que não existe gente competente no município para assumir os cargos.

Nesse quesito, nós que tanto criticamos o governo Alexandre Arraes, fomos perseguidos inclusive pela Secretária de Saúde, queimanos a língua.

Só nos resta agora torcer por uma Araripina melhor…

RELACIONADOS