InícioAraripina em FocoAuren Energia apoia Educação de Jovens e Adultos na região semiárida de...

Auren Energia apoia Educação de Jovens e Adultos na região semiárida de Pernambuco e Piauí

A Auren Energia incentiva a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do apoio à formação de professores e gestores educacionais. A ação busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na região semiárida de Pernambuco e Piauí, levando oportunidades de desenvolvimento socioeconômico por meio da educação. Com a retomada dos estudos, pessoas que concluem o EJA têm a oportunidade de criar novas realidades e alcançarem sonhos antes distantes.

As mobilizações da Auren Energia nos municípios de Santa Filomena (PE), Betânia do Piauí (PI) e Curral Novo do Piauí (PI) tiveram início em 2021. Além do acompanhamento junto as secretarias de educação para fortalecer a gestão, os professores e outros profissionais das redes municipais também receberam treinamentos e qualificações para melhoria da modalidade de ensino.

“O nosso objetivo é buscar o desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atuamos. Com o apoio ao programa de Educação de Jovens e Adultos, proporcionamos a oportunidade de pessoas que não tiveram condições de estudar na infância e adolescência a trilhar um novo caminho na vida adulta. Com essa iniciativa, estamos contribuindo para uma formação que vai proporcionar desenvolvimento socioeconômico e pessoas mais qualificadas para o mercado de trabalho”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia, Raquel Leite.

De acordo com a secretária de educação de Santa Filomena (PE), Marleide Ingracia de Castro Ribeiro, o apoio da Auren tem resultado em mudanças significativas. “Atualmente temos 45 alunos inscritos na cidade. Desde 2021, tanto os coordenadores como os professores tiveram o apoio da empresa e passaram por diversas qualificações que se encerraram agora em 2023. Para os alunos, que são os maiores beneficiários, isso tudo é muito importante, porque muitos deles não tiveram oportunidade de estudar, então eles voltam com um olhar diferenciado para a sala de aula”, ressalta.

Uma das pessoas que está tendo a vida transformada pelo projeto é Clenilda Rodrigues Coelho, de 33 anos, que parou os estudos ainda na adolescência para cuidar dos filhos. Em 2021, Clenilda iniciou no EJA na Vila do Mel, em Betânia do Piauí. No ano passado concluiu o oitavo e o nono ano. Agora, está cursando as séries finais e deve concluir o terceiro ano em 2024. “Nunca é tarde para realizar os seus sonhos de terminar os estudos. O custo é a pessoa querer e procurar o lugar mais próximo para realizar o seu estudo”, diz a estudante.

O EJA é uma modalidade de ensino que oferece oportunidades de estudo para jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na adolescência. Isso significa que quem não terminou o ensino fundamental ou médio pode voltar a estudar e obter o diploma, mesmo sendo adulto. O curso é oferecido em três etapas, a primeira que se refere à primeira parte do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) a segunda, a fase final do Fundamental (5º ao 9º ano) e a terceira fase, corresponde ao Ensino Médio.

RELACIONADOS