InícioAraripina em FocoCarro voador desenvolvido no Ceará terá primeiro teste de voo em maio

Carro voador desenvolvido no Ceará terá primeiro teste de voo em maio

O Gênesis-X1, carro voador desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) será apresentado no próximo mês numa feira de tecnologia, em São Paulo. Na ocasião, um dos modelos do veículo poderá ser visto. Os primeiros testes de voo serão realizados em maio, em Fortaleza. Em exclusividade ao OPINIÃO CE, o reitor do IFCE, Wally Menezes, pontuou que o teste ainda espera a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para três voos de 10 minutos deve, numa demonstração total de 30 minutos. O projeto do veículo foi apresentado pela primeira vez no último dia 21 de dezembro.

Ainda como explicou Menezes, os carros vão ser fabricados em seis modelos distintos voltados para setores diferentes: agropecuária, saúde, para o corpo de bombeiros, segurança, logística e para o usuário comum. De acordo com o reitor, todos os modelos já estão com registro de entrada na Anac, faltando, apenas, uma regulamentação nacional para que eles possam ser utilizados. No teste, em maio, o professor afirmou que devem ser levados dois modelos.

“Vamos trazer o de transporte humano, o carro voador mesmo, que é o que os segmentos chinês, indiano, americano e a própria Embraer têm interesse, e o do agro”, disse, lembrando ainda que o carro voador deve demorar mais que os demais para ser lançado oficialmente.

Segundo ele, no momento em que estes dois modelos sejam lançados, serão necessárias apenas adequações tecnológicas para que os outros quatro também o sejam. “Eu tiro, por exemplo, os bicos de injeção, que serão utilizados para o agro, e coloco câmera, se for para a segurança. Vamos fazendo as adequações”.

Conforme Wally Menezes, mundialmente, os veículos tendem a possuir uma autonomia de 60 minutos de voo, já que utilizam bateria elétrica de lítio. No entanto, o modelo cearense está projetando um veículo com autonomia de 2 horas, em parceria com uma empresa a qual o reitor não pôde divulgar o nome. Ainda de acordo com Menezes, tais veículos variam entre uma velocidade 150 km/h a 300 km/h, mas que isso varia quando o automóvel entra na etapa de engenharia.

O IFCE ficou responsável pelo desenvolvimento de softwares voltados para as aeronaves, além de realizar pesquisas para o aprimoramento dos modelos que estão sendo desenvolvidos pela Vertical Connect. Além disso, a startup vai fornecer equipamentos para aulas práticas e dar suporte na qualificação do corpo docente. “Vamos atuar nos sistemas embarcados, formando mão de obra para a parte de soldagem, design, inteligência e outras áreas”, adiantou Wally Menezes, à época de anúncio do veículo. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), que também participa na elaboração do veículo, encaminha sua participação na concretização do Gênesis, a ser realizada pela sua futura unidade em Fortaleza, junto à Base Aérea da capital cearense. Um memorando de cooperação entre ITA, Vertical Connect e IFCE está em fase de preparação.

MODELOS DO GÊNESIS

O Gênesis tem diversas aplicações. O modelo principal é o G-XI, que promete transportar dois passageiros a 130 quilômetros por hora, com uma autonomia de 60 mil metros. Dotado de oito motores elétricos, o veículo será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura. Também há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em situações de emergência, proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de transporte de uma maca hospitalar. O Gênesis-XF é pensado para o uso no combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água.

O GX-P é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line, aumentando a eficiência das Forças de Segurança. Há também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com uma capacidade de carga útil de até 560 quilos. Além desses, há ainda o GX-AB, que atenderá às necessidades dos agricultores e pecuaristas, também com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação. Todas as variantes do Gênesis são veículos autônomos, com trem de pouso fixo do tipo esqui e altitude de cruzeiro de pouco mais de 1,640 pés (cerca de 500 metros).

RELACIONADOS