InícioAraripina em FocoExu festejou os 111 anos do Gonzagão com um festival de cultura...

Exu festejou os 111 anos do Gonzagão com um festival de cultura popular

Dos dias 13 a 17 de Dezembro, Exu, cidade natal do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que fica a cerca de 618 km da capital pernambucana celebrou os 111 anos de nascimento do cantor e compositor, consagrado o maior cancioneiro do Brasil.

O evento teve uma programação diversa que iniciou com o IV Seminário Chapada do Araripe – patrimônio dá humanidade, passou por shows com Alcymar Monteiro, JM Puxado e Memel Carvalho no Polo Danado de Bom na Praça de Eventos, com a realização da Prefeitura de Exu e do Governo de Pernambuco. O festival contou também com uma programação de cultura popular realizada na Praça Luiz Gonzaga com o evento denominado “Bora Gonzaguear “ que reuniu expositores, artesanato, sarau poético e apresentações culturais numa dinâmica da economia criativa, teve ainda, a Cavalgada Viva Gonzagão, numa homenagem dos vaqueiros ao Pernambucano do Século, que foi de encontro a Caminhada das Sanfonas, (projeto que reúne alunos de aula de sanfona), numa celebração religiosa na Praça da Matriz. Além, de várias homenagens por eventos de iniciativa privada como do forró de Socorro e Mazé nos Ventos Gonzagueanos (esse no Corredor Cultural, com apoio em infraestrutura de banheiros químicos da Prefeitura), também teve o evento Targino no Araripe e tantos outros. A culminância aconteceu num sábado de shows no Parque Aza Branca, com Targino Gondim, Waldonys, Banda Fulô de Mandacaru, Serginho Gomes e outros, como também no domingo houve uma missa que celebrou o aniversário do Gonzagão e logo após aconteceu o tradicional forró embaixo do Pé de Juazeiro, também no Parque Aza Branca, com Joquinha Gonzaga, Joãozinho do Exu, Dijesus Sanfoneiro, Lucas Gondim, Diego Alencar, Jaiminho e outros, eventos que contaram com o apoio do Governo de Pernambuco.

O festival movimenta toda a rede econômica da Região do Araripe, com uma estimativa de fluxo de 80 mil pessoas nos espaços dos eventos, entre turistas e conterrâneos, fazendo assim, a ocupação de toda a rede hoteleira do município e cidades mais próximas, é também um atrativo para os turistas conhecerem outros equipamentos culturais de Exu e mais da sua história. Para o Prefeito de Exu Raimundinho Saraiva: “O Festival Viva Gonzagão é uma vitrine, com oportunidades para a geração de renda, revelação de talentos e uma memorável homenagem ao maior artista de todos os tempos do Brasil, Luiz Gonzaga. Unir esforços de todos os setores para que os festejos continuem crescendo de forma sustentável e justa é um desafio de todos nós.”

Fonte: Fala PE

RELACIONADOS