Araripina vivenciou neste último sábado e domingo, o 1º GraffGesso – Encontro de Arte Urbanaa, que foi realizado pela Secretaria de Cultura. O evento foi sediado na Quadra da Escola Luzanira Ramos e foi aberto ao público. No sábado a noite o evento realizou uma batalha de hip-hop.

O evento teve a participação de artistas de todo o nordeste, como Laercio Sinza e Nice, de Teresina no Piauí; Eurimaria Silva, de Juazeiro da Bahia; Poliana Mattana, de Petrolina; o artista retokartist de Uruçuí, Piauí, @tetrap.oficial de Picos.

O intuito foi comemorar o dia mundial do grafite que trata-se de uma homenagem ao artista plástico Alex Vallauri, que morreu no dia 27 de março de 1987, vítima da Aids. Etíope naturalizado brasileiro, ele viveu parte de sua adolescência na Argentina. Depois foi para Santos (SP), onde terminou o segundo grau e começou a estudar xilogravura.
Alex espalhou seus grafites pela cidade de São Paulo e, mais tarde, em Nova York. O artista fez várias exposições e, em 1985, apresentou a instalação “Festa na casa da rainha do frango assado” na XVIII Bienal Internacional de São Paulo.