InícioDestaqueJornal Inglês destaca Araripina e Ouricuri na caravana de Lula pelo Nordeste

Jornal Inglês destaca Araripina e Ouricuri na caravana de Lula pelo Nordeste

A carava do ex-presidente Lula que teve início na Bahia, e já está chagando a quase 20 dias, é destaque no jornal The Guardian de Londres. O jornal destaca Lula como herói esquerdista do Brasil, e em trechos diz que ele matou a fome da pobreza.

Um destaque, as maiores cidades dos sertão do Araripe, Araripina e Ouricuri, ambas foram visitadas por Lula, foram citadas no jornal Inglês The Guardian, quando relata discursos de pessoas da cidade de Ouricuri e de Araripina.

Parte do texto em que fala sobre o relato do jovem Danilo Gomes da cidade de Araripina:

“Ele foi o melhor presidente que já tivemos no Brasil”, disse Danilo Gomes, de 20 anos, desempregado, um dos torcedores em Araripina, onde o prefeito local criou um obstáculo por uma rotatória. “Se ele fosse candidato mil vezes, ganharia mil vezes”.

Veja a matéria na íntegra 

Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado por corrupção em julho. Agora ele está na estrada mobilizando aqueles que ele tirou da pobreza

Usando suas melhores t-shirts vermelhas, carregando bandeiras e bandeiras, e zumbindo de emoção, milhares de pessoas nesta cidade agrícola pobre e empoeirada se aglomeraram na praça principal para ver Lula e eles gritaram e esticaram as mãos quando ele caminhou no palco.

 

A regra do líder esquerdista de barba e palhaço terminou sete anos atrás, mas continua sendo o presidente brasileiro mais popular em décadas, se não na história do país.

“Você conhece algum fenômeno maior que Luiz Inácio Lula da Silva ?”, Disse Flavio Balreira, 65, usando o nome completo, incomum no Brasil.

O ex-trabalhador do metal, líder sindical e duas vezes presidente, uma vez descrito por Barack Obama como “o político mais popular na Terra”, atravessou o semi-árido país do Brasil, empobrecido, para abordar multidões adoradoras como esta em Ouricuri, no estado de Pernambuco. Lula e sua equipe viajam em uma frota de ônibus, que ele chama de “caravana”.

“Quero agradecer ao Presidente Lula”, disse Francilene da Silva, 44, criada que se beneficiou de um esquema de habitação introduzido durante seu reinado de oito anos.

“Há muitos que entram no governo e não fazem nada. Ele fez algo “, disse Fabiana de Lima, 36, um pequeno agricultor, explicando que um esquema de transferência de dinheiro que ajudou 36 milhões de pessoas a escapar da pobreza extrema ainda” aguenta “a cidade. “Ele ajudou os pobres”.

Lula nasceu na pobreza descalça a menos de 300 milhas e seus governos transformaram a vida de muitos aqui. Mas este não é apenas um passeio pré-campanha antes das eleições presidenciais do próximo ano, quando Lula espera representar um terceiro mandato. É também uma luta pelo seu futuro, sua vida política e seu legado.

“A caravana é a confirmação de que vale a pena ser sincera com as pessoas”, disse ele ao Observador , “que vale a pena fazer o que as pessoas querem e que vale a pena governar para os mais pobres”.

Em julho, ele recebeu uma pena de prisão de nove anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro – e ele enfrenta mais quatro julgamentos, todos relacionados ao que os promotores dizem que era seu papel de comandar uma “orquestra criminal” envolvendo a petrolífera estatal Petrobras e empresas contratantes que floresceram durante seu governo.

Se um tribunal superior confirmar a decisão, ele não poderá resistir, mesmo que ele decida não impedi-lo.

Uma investigação de três anos, chamada Operação Car Wash, em bilhões de dólares de corrupção e contrapressões, encarcerou políticos do Partido dos Trabalhadores de Lula e seus ex-aliados, intermediários e poderosos executivos do Congresso. Lula diz que não há provas contra ele e argumenta que ele foi submetido a uma guerra legal politicamente motivada – “lawfare” – para impedi-lo de correr. Na sexta-feira, os promotores solicitaram sua absolvição em um dos casos.

A caravana foi sua resposta, de acordo com Marcus Melo, professor de ciência política na Universidade Federal de Pernambuco.

“Trata-se de flexionar os músculos”, disse Melo. “Ao mostrar força e popularidade, ele aumenta a credibilidade de uma narrativa de politização”.

Os palestrantes em Ouricuri disseram que antes do partido dos trabalhadores de Lula chegaram ao poder em 2002, as pessoas saquearam lojas pelo desespero da fome quando as chuvas falharam. Sob Lula, 1,2 milhão de famílias obtiveram sistemas de armazenamento de água e ninguém saqueou a seca atual de sete anos.

“Eu quero que eles provem uma coisa contra mim”, disse Lula à multidão, que cantou seu nome. “Eu quero cuidar dos pobres”.

Ele já estava liderando as pesquisas iniciais para as eleições do próximo ano e seu apoio cresceu ainda mais desde a sentença, enquanto internacionalmente um coro de vozes influentes argumenta que ele está sendo injustamente alvo, incluindo o advogado de direitos humanos Geoffrey Robertson, que tomou seu caso para o United Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Ao contrário de alguns encarcerados durante a Operação Car Wash, incluindo Eduardo Cunha, ex-falante da câmara baixa do Congresso do Brasil que manteve milhões de dólares em contas offshore, os montantes envolvidos no caso de Lula são relativamente modestos, embora seu partido seja suposto ter recebido vastas montantes.

Sua sentença estava relacionada a acusações de que Lula se beneficiou de cerca de £ 590,000 em subornos de uma empresa de construção, paga na forma de um apartamento duplex à beira-mar, renovado a pedido de Lula. Lula negou possuir o apartamento. “Não há fundos estrangeiros, nem contas bancárias escondidas, nem luxos e o apartamento onde vive há 25 anos é extremamente modesto”, disse Robertson.

A família de Lula mudou-se para São Paulo quando tinha sete anos. Ele começou a trabalhar como vendedor de rua às oito, tornou-se um trabalhador de metal, juntou-se à união e emergiu como um líder carismático que liderou uma série de ataques debilitantes nos últimos anos da ditadura militar moribunda do Brasil. Em 1980 fundou o Partido dos Trabalhadores e perdeu três eleições antes de vencer em 2002.

O Brasil ocupou um boom de commodities durante seu reinado e, à medida que os gastos do consumidor cresceram, metade da população se juntou a uma nova classe média baixa. Em 2010, o último ano de Lula no escritório, a economia brasileira cresceu 7,5% espetacular.

“Os mais pobres sabem o que fizemos por eles”, disse ele. “É o único que faz sentido para um governo, para cuidar dos mais pobres”.

No mesmo ano, ele conseguiu seu sucessor, um ex-guerrilheiro marxista chamado Dilma Rousseff , eleito. Mas o boom das commodities terminou.

Ela carecia de seu chummy – os críticos dizem habilidade cínica para fazer negócios com os barões mercenários regionais que dominam o congresso frustrante do Brasil e depois de reeleição de 2014, com o aumento da despesa pública, supervisionou o primeiro déficit do Brasil em mais de uma década. O país perdeu seu grau de investimento à medida que sua economia começou a encolher.

No governo, Lula recebeu o apoio dos mercados financeiros. Agora, ele é fortemente crítico com o sucessor de Rousseff, Michel Temer, cujo programa de austeridade selvagem reduziu os benefícios aos brasileiros mais pobres, e Lula argumenta que o Brasil deve sair da recessão incapacitante, porque países desenvolvidos como a Grã-Bretanha também enfrentam déficits públicos.

“Quero agradecer o Presidente Lula”, disse Francilene da Silva, 44, criada que se beneficiou de um esquema de habitação introduzido durante o reinado de oito anos de Lula. Fotografia: Dominic Phillips para o Observador

“O que faz crescer a nação é o poder de compra das pessoas no fundo, e não o rico”, disse ele. “Quando você tira um empréstimo para um bem produtivo, você está tornando a economia mais dinâmica. E quando o PIB começa a crescer, a dívida começa a cair “.

Depois que o escândalo de corrupção quebrou, milhões de manifestantes inundaram as ruas brasileiras pedindo o impeachment de Rousseff e o encarceramento de Lula, comemorando quando foi demitida com a acusação de quebrar as leis de orçamento no ano passado. Ela e Lula argumentaram que o processo foi um golpe, e sua credibilidade foi comprometida pela alta proporção de políticos que votaram por seu impeachment mas que também enfrentaram suas próprias acusações de corrupção.

Muitos desses mesmos políticos votaram não suspender Temer no mês passado, quando ele foi acusado de corrupção em um caso relacionado, depois de ser secretamente registrado recomendando um poderoso negócio de empresário com um assessor próximo, depois filmado recebendo US $ 152 mil em dinheiro em uma mala.

Robertson disse que Lula foi alvo do juiz Sérgio Moro, que se tornou um herói para atacar a corrupção endêmica do Brasil, especialmente entre uma direita que cresceu durante os protestos pro-impeachment mas não demonstrou quando as acusações mais graves contra Temer surgiram. No Brasil, o juiz efetivamente atua como árbitro e procurador.

“O sistema jurídico no Brasil volta à Inquisição espanhola”, disse Robertson. “A justiça não está concluída ou não está sendo vista”.

Aqui no nordeste, os partidários de Lula foram inflexíveis por terem sido instalados. Enquanto sua caravana rolava pela paisagem seca, passavam cactos tão altos como árvores, as pessoas derramaram a rodovia, parando os ônibus, torcendo violentamente e filmando nos celulares quando Lula saiu para cumprimentá-los.

“Ele foi o melhor presidente que já tivemos no Brasil”, disse Danilo Gomes, de 20 anos, desempregado, um dos torcedores em Araripina, onde o prefeito local criou um obstáculo por uma rotatória. “Se ele fosse candidato mil vezes, ganharia mil vezes”. Dominic Phillips para o Observador/Theguardian

Redação do Araripina em Foco/política/Damião Sousa

Damião Sousa
Damião Sousa
Diretor de Jornalismo e Marketing
RELACIONADOS