InícioRegião do AraripeAraripinaLaboratório de Redação: o cursinho em Araripina responsável por 23 notas acima...

Laboratório de Redação: o cursinho em Araripina responsável por 23 notas acima de 900 na redação do ENEM 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a porta de entrada para todas as universidades federais do Brasil. A prova é dividida em 4 áreas de conhecimento – ciências da natureza, matemática, linguagens e ciências humanas – além de uma redação dissertativa-argumentativa. Esta última por sua vez, é para a maioria dos estudantes brasileiros, um dos piores momentos do exame, visto que muitas vezes o tema é complicado de se desenvolver.

No último ENEM aplicado (edição 2018), o professor Alexandrino Carvalho, de Araripina, mudou tal cenário e passou a ensinar aos seus alunos que a prova de redação do exame é uma simples etapa de um longo processo divertido e de aprendizagem que leva técnica, tempo e principalmente, criatividade. O resultado desse projeto? 23 redações acima de 900; 35 acima de 800 e 5 acima de 700. O Laboratório de Redação, onde Alexandrino ensina, é composto principalmente por jovens que sonham com uma vaga nas universidades do Brasil, muitas vezes escassas pelo grande contingente de estudantes disputando as poucas que ainda tem. Em apenas um ano de trabalho, o Laboratório de Redação já coleciona 6 aprovações no curso de medicina, 10 em farmácia, 16 em direito, 6 em odontologia e em diversos outras graduações.

A prova de redação do Enem é uma das mais importantes etapas para um bom resultado final. É na redação a etapa da prova com maior potencial de equilibrar um resultado não muito satisfatório em outras disciplinas, já que é a única prova discursiva do Enem. A redação do Enem deve ter argumentação consistente, linguagem adequada à norma culta padrão do português.

Sendo assim, Alexandrino Carvalho dar dicas de como arrasar na redação Enem:

1 – Atenção ao edital: O edital contém as instruções sobre tudo o que precisa conter na redação do Enem, assim como os alertas para aquilo que não pode acontecer. “Mesmo que não consiga ler todo o edital para as outras matérias, é muito importante ler todo o edital da redação com atenção”, considera Alexandrino.


2 – Conheça a fundo a estrutura de texto exigida: A redação do Enem tem pré-requisitos e detalhes que devem ser profundamente conhecidos e praticados.



3 – Pratique com persistência: Escrever textos nos moldes exigidos pela prova periodicamente ajuda a assimilar tanto a estrutura textual, quanto as habilidades exigidas pela prova de redação do Enem, como o uso da linguagem padrão da língua portuguesa, argumentação, coerência, coesão, entre outras.


4 – Tenha 100% de dedicação nas aulas: na sala de aula, é possível aprender o estilo de redação do Enem, praticando e corrigindo o que precisa ser modificado.


5 – Prefira a simplicidade e objetividade: Os corretores corrigem centenas de provas seguidas e têm pouco tempo para dedicar cada uma. “Deve ser algo simples e objetivo, afinal, querendo ou não, dependemos também do estado em que o corretor estará no momento em que for corrigir a prova”, diz Alexandrino.


6 – Cultive o hábito da leitura: a leitura influencia diretamente a redação, nas construções frasais, argumentação, coerência e até mesmo na assimilação das estruturas ortográficas e sintáticas da língua portuguesa padrão. “Falta aos jovens a prática da leitura constante para desenvolver o português básico correto”, afirma ele.


7 – Use a internet como aliada: Existem muitas questões propostas para simular a prova de redação do Enem, com temas de provas passadas, ou semelhantes ao que comumente é cobrado. “A organização da prova libera muito material no site: planilhas, explicação do uso de conectivos, entre outros”, diz Alexandrino.


8 – Tenha atenção a questões sociais: Os temas propostos para a prova de redação do Enem costumam abordar aspectos da contemporaneidade, que tenham influência na sociedade como um todo, envolvendo a percepção social do candidato. “O Enem adora questões sociais. Abordar essas questões de forma consistente causa uma boa impressão”, avalia Alexandrino.


9 – Atenção à argumentação: A prova de redação do Enem exige a proposição de uma solução a uma questão central. Para chegar a esse ponto de forma consistente, é preciso desenvolver uma argumentação concisa. “Citar filósofos e sociólogos, por exemplo, torna o texto mais consistente, mais interessante para o corretor, e mostra que o candidato sabe sobre o que está argumentando”, conta Alexandrino. Ele ressaltou ainda a importância de se manter informado sobre os acontecimentos do dia a dia para o desenvolvimento da argumentação. “É muito importante ficar atento às atualidades, ler jornal, saber o que está acontecendo no mundo atual, e fazer conexão com outras disciplinas”.


Redação do AF Newss/Rômulo Barros.

 

RELACIONADOS