InícioAraripina em FocoMarcolândia tem situação de emergência (estiagem) reconhecida pela Defesa Civil Nacional

Marcolândia tem situação de emergência (estiagem) reconhecida pela Defesa Civil Nacional

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou, nesta terça-feira (24), o reconhecimento de situação de emergência em 15 municípios afetados por desastres naturais. O órgão também reconheceu estado de calamidade pública na cidade de Santa Leopoldina (ES) em decorrência de deslizamentos. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

As portarias que tratam do tema foram publicadas no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a seca atinge os municípios de Uauá (BA), Quiterianópolis (CE), Alto Santo (CE) e Nossa Senhora da Glória (SE). Já as cidades de Jaguaquara e Buritirama (BA), Minas Novas (MG), Marcolândia (PI), São Francisco de Assis do Piauí (PI) e Carira (SE) foram afetadas por estiagem.

Tempestades e chuvas intensas provocaram danos em Cariacica (ES), Arroio Grande (RS) e Lages (SC). O município Tarumirim (MG) sofreu com inundação, enquanto em Boqueirão do Leão (RS) os estragos foram provocados por enxurrada.

O apoio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do MDR, é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

Fonte: MDR

RELACIONADOS