Início Site

“Chora Coração”, morre Josafá Reis, o ícone do rádio no sertão do Araripe

O título “Chora Coração” é uma homenagem a esse grande precursor do rádio no sertão do Araripe, Josafá Reis. O seu programa de maior sucesso no rádio era o “Chora Coração”. 

Josafá Reis, faleceu na manhã desta terça-feira (09/05) aos 83 anos, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco. Ele estava internado há alguns dias, onde se recuperava de problemas de saúde. 

Josafá iniciou como radialista na Rádio Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina, em junho de 1982, sendo também, a primeira e pioneira na região. A emissora pertencia ao Grupo Coelho de Petrolina. 

Os programas “Brasil Sertanejo”, “Chora Coração” e “Forró de Pé de Serra” compunham a grade de programação, a grande audiência se dava através das cartas enviadas pelos ouvintes. O programa aos domingos apresentado pela lenda do Rádio Araripeano, recebia mais de mil cartas por mês, como não era veiculado comerciais aos domingos e o programa “Chora Coração” ficava no ar das 7h às 12h, dava para atender a maioria dos ouvintes. Em sequência para animar o domingo o “Filho do Brega”, “Toca tudo do Povão” e o “Aniversariantes do Dia” complementam a programação.

No dia 11 de julho de 2018, o Araripina em Foco em parceria com o Blog do Paixão, gravaram uma conversa descontraída como o ícone do rádio na Região do Araripe, Josafá Reis, e neste diálogo a história do rádio e os primeiros passos da sua vinda como pioneira no Araripe é esmiuçada de forma minuciosa por nosso querido “Josa”.

PSOL de Araripina apresenta chapa majoritária para disputar eleição 2024

Na manhã desta sexta-feira (21/06), em uma coletiva de imprensa que aconteceu no Rotary Clube, o PSOL de Araripina apresentou uma chapa para concorrer às eleições deste ano. A chapa majoritária é formada por Airton Rodrigues e José Wilson (PPA) como vice.

No evento estavam presentes o presidente da REDE Sustentabilidade, Valmir Simião, o presidente do PSOL, Bruno do Morais, a professora Silvana, Airton Rodrigues, José Wilson (PPA) e vários membros do partido na cidade.

Airton falou sobre a guerra política que está em Araripina e disse ainda que aqueles que não estão satisfeitos com os rumos que todo esse cenário está tomando só precisam se alinhar ao PSOL. “Estamos de braços abertos para receber todos os araripinenses que pensam em mudanças de verdade”, disse.

De acordo com Airton, o PSOL tem 23 nomes no partido que estão aptos a disputar a eleição para vereador na cidade de Araripina.

“Eu estou e vou com o PSOL para nós somarmos. Muitos passaram por aí, todos são merecedores do nosso agradecimento, porque eles de certa forma contribuíram com Araripina. Tem muito a melhorar ainda. Nossa chapa tem muitas pessoas que têm capacidades de disputar e governar Araripina”, disse.

“O que está aí que está bom, nós vamos continuar. Política é a arte de fazer o melhor para o próximo. O que estiver certo vamos continuar, o que não estiver nós vamos buscar resolver. Estamos numa chapa verdadeiramente para construir uma Araripina melhor. Há 30 anos habito nesta cidade e tenho que retribuir tudo que essa cidade me deu.”

Espedito Neto participa de coletiva de imprensa e declara apoio a Evilásio Mateus

Na última quarta-feira, Espedito Neto, pré-candidato a vice-prefeito na chapa apoiada pelo atual prefeito de Ipubi, Chico Siqueira, participou da coletiva de imprensa de seu amigo Evilásio Mateus, recém-anunciado como pré-candidato a prefeito de Araripina pelo PDT Raiz.

Espedito Neto, que compõe a chapa ao lado do sobrinho de Chico Siqueira, Will Siqueira, pré-candidato a prefeito de Ipubi, demonstrou entusiasmo ao endossar Evilásio Mateus.

“Me sinto muito feliz em poder participar de um ato popular que conduz com extrema clareza, convicção e certeza de que Evilásio Mateus é o melhor nome para conduzir de forma exemplar a cidade de Araripina a partir de 2025”, afirmou Espedito. O evento consolidou alianças políticas e reforçou a confiança dos presentes nas lideranças locais.

Mari Fernandez disse que ficou muito feliz em poder cantar novamente no São João de Araripina

🎤🌟 Mari Fernandes arrasou no São João de Araripina 2024! Como segunda atração da noite, ela encantou o público com sua energia e carisma. Em entrevista ao Araripina em Foco, Mari revelou estar trabalhando em vários projetos, incluindo o aguardado”Mari no Barzinho”.

Ela também expressou sua felicidade em retornar à cidade, onde se apresentou no início da carreira. “É muito bom estar de volta!”, disse ela. Obrigado, Mari, por essa noite inesquecível!

Morre Chrystian, cantor que fez dupla com Ralf, aos 67 anos

O cantor Chrystian, que fez parte da dupla “Chrystian e Ralf”, morreu na noite desta quarta-feira (19). Ele tinha 67 anos e estava internado em um hospital de São Paulo. A morte foi confirmada pela família, por meio de nota.

A assessoria do cantor afirmou que ele precisou ser hospitalizado após ser diagnosticado “com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado”.

Em fevereiro, Chrystian foi internado Hospital do Rim, da Fundação Oswaldo Ramos, para se preparar para um transplante de rim. O artista havia sido diagnosticado com rim policístico, uma condição genética. A doação seria feita pela esposa, Key Vieira.

Entretanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Durante os exames pré-operatórios, foi preciso realizar um cateterismo no paciente.

“Esse procedimento exige o uso de uma medicação para afinar o sangue, por seis meses, e durante este tratamento não é permitido que seja realizada uma cirurgia”, segundo nota de esclarecimento publicada na rede social do artista.

Após ser hospitalizado nesta quarta-feira, a assessoria do cantor afirmou que ele estava seguindo todas as recomendações médicas. O artista tinha um show marcado para sábado (22) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Por meio de nota, a família disse que Chrystian dedicou 60 anos de sua vida à música sertaneja.

Manim Vaqueiro faz homenagem a Araripina usando camisa com a bandeira da cidade

O jovem cantor Manim Vaqueiro se apresentou mais uma vez no palco do São João de Araripina. Dessa vez, o cantor fez uma homenagem aos araripinenses vestindo uma camisa com a bandeira da cidade.

Manim tem uma ligação muito boa com a cidade de Araripina. Quando o cantor se apresentou pela primeira vez no palco do São João de Araripina em 2022, ele disse que estava realizando um sonho.

Em coletiva na casa de Bringel, Evilásio Mateus lança sua pré-candidatura a prefeito de Araripina

Na manhã desta quarta-feira (19), em uma coletiva de imprensa, o vice-prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, lançou sua pré-candidatura a prefeito, apoiado por dois ex-prefeitos, Lula e Bringel, e pelos vereadores Roseilton Oliveira, Evandro Delmondes, Kaligia Mateus, Camila Sampaio, Aurismar Pinho e Luciano Capitão.

O ato contou com a presença de lideranças expressivas da cidade. Estavam presentes 7 dos 15 vereadores de Araripina, além dos ex-prefeitos Lula Sampaio e Emanuel Bringel.

Acompanhado pela imprensa de Araripina e da região do Araripe, Evilásio fez um discurso sem ataques e contou sua versão da história.

Veja a coletiva

Tráfico de drogas é interrompido pela Polícia Militar em Araripina, PE

Araripina, PE – Uma ação rápida e eficaz da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em conjunto com a Equipe Malhas da Lei, resultou na prisão de um indivíduo envolvido no tráfico de entorpecentes no centro de Araripina. O fato ocorreu na Rua Vereador Antônio Braz Sobrinho, nº 661, na noite desta segunda-feira, 17 de junho de 2024.

Por volta das 19h30, policiais da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram informados sobre a venda de drogas na referida localização. De posse dessas informações, as equipes policiais se deslocaram imediatamente para o local. Ao chegarem, avistaram o suspeito em frente à residência mencionada.

Durante a abordagem, o homem confessou estar comercializando drogas e permitiu que os policiais adentrassem sua residência. Dentro do imóvel, o suspeito entregou voluntariamente uma quantidade significativa de entorpecentes.

A operação resultou na apreensão de:

  • 930 gramas de cocaína
  • 430 gramas de crack
  • 3.559 gramas de maconha
  • Diversos materiais para embalagem das drogas
  • Uma balança de precisão

O suspeito, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Araripina, onde foram realizados os procedimentos legais necessários. O acusado será submetido a um Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD).

A 9ª CIPM, comprometida com o lema “Trabalho, Força e Dedicação”, segue incansável na luta contra o tráfico de drogas, garantindo maior segurança para a população local.

A Polícia Militar reforça a importância da colaboração da comunidade e disponibiliza o Disque Denúncia pelo telefone (87) 98835-2262, incentivando a população a reportar qualquer atividade suspeita.

Contato para Denúncias:

Disque Denúncia: (87) 98835-2262


Esta ação demonstra a eficácia das operações conjuntas e o comprometimento das forças de segurança na manutenção da ordem e na prevenção do tráfico de drogas na região.

PDT de Araripina oficializa Ana Paula Ramos como pré-candidata a prefeita

A ex-secretária de Educação de Araripina, Ana Paula Ramos, foi escolhida pela Comissão Executiva Municipal do PDT como a única pré-candidata a prefeita do partido. A reunião da comissão foi realizada nessa segunda-feira, dia 17, e homologou por unanimidade o nome de Ana Paula Ramos. O Diretório Nacional do PDT já foi comunicado da decisão do partido.

Ana Paula Ramos nasceu em 1967, tem 57 anos, é formada em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português e tem especialização em Recursos Humanos na Educação, ambas pela Faculdade de Filosofia do Recife (FAFIRE). Ela é sobrinha do ex-governador de Pernambuco, José Ramos.

Em 2004 foi aprovada em concurso público da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco para o cargo de professora. Lecionou na Escola de Aplicação Vande de Souza Ferreira, em Petrolina. Entre os anos de 2011 a 2016, assumiu a Coordenação Pedagógica da Escola da Independência e logo em seguida a Direção Adjunta da mesma escola, na cidade de Araripina.

Na gestão do prefeito Raimundo Pimentel, em 2017 assumiu a Coordenação Pedagógica da rede municipal de Educação; em 2020 assumiu a gerência do Cadastro Único do Programa Bolsa Família; nos meses de janeiro a maio de 2021, foi Secretária de Desenvolvimento Social, e entre maio de 2021 até maio de 2024 foi Secretária de Educação, sendo considerada uma das melhores da história de Araripina.

Ana Paula Ramos foi escolhida pelo grupo do prefeito Raimundo Pimentel para dar continuidade à gestão que transformou a cidade nos últimos oito anos. Em recente pesquisa divulgada, a gestão Pimentel tem quase 80% de aprovação da população que reconhece a mudança que o município vivenciou em todas as áreas.

Deputada Socorro Pimentel fala pela primeira vez sobre a disputa pelo PDT de Araripina

Em uma entrevista exclusiva concedida ao programa Araripina Urgente, com o jornalista Roberto Gonçalves, a deputada estadual Socorro Pimentel, esposa do prefeito Raimundo Pimentel, fez declarações contundentes sobre o cenário eleitoral em Araripina. O desabafo da deputada revelou as tensões políticas que cercam o município, incluindo o rompimento, especialmente com o vice-prefeito.

Durante a entrevista, a deputada não hesitou em expressar suas opiniões e mágoas em relação aos desentendimentos políticos que vêm marcando a gestão municipal. Socorro Pimentel criticou publicamente os últimos acontecimentos envolvendo essa relação política, evidenciando a divisão interna que tem afetado a administração de Araripina.

“Tem um determinado grupo que quer se apropriar da condução de um processo político que é naturalmente conduzido pelo prefeito do município, esse clima de instabilidade, de insegurança, fake News que estão querendo implantar desde a semana passada, eu acho que tem que se acabar, que Araripina não merece isso, hoje tá vivendo época de paz, a gente merece estar vivendo a festa do São João com muita paz, com muita alegria, para que a gente possa estar coroando esse oitavo ano de administração do prefeito. E eu tenho certeza, não tenho dúvida, que Ana Paula Ramos, vai ser o melhor caminho”, disse a deputada.

A informação da pré-candidatura de Ana Paula Ramos é que gerou atuais controvérsias intensificando especulações sobre os rompimentos e os rumos da política local.

Socorro Pimentel declarou ter sido profundamente afetada pela traição de um amigo, mas também evidencia sua força e capacidade de superação, se revelando uma pessoa resiliente, que aprendeu com a experiência e estar determinada a seguir em frente, mesmo com cautela.

“Um indivíduo que se considerava amigo, filiado a um grupo político em Petrolina, agiu de forma desleal e traiçoeira. As ações dele nos causaram a perda de 15.000 votos e um processo de retirada gradual de apoios. Apesar da decepção, nosso grupo optou por seguir em frente, “passar uma borracha” no ocorrido e buscar retomar o caminho original. A retomada das atividades se deu com cautela, e com “muitas ressalvas”, cientes de quem se tratava, devido a experiências anteriores. Em 2022, as traições se tornaram evidentes, mas apesar de sofrer demais, me mantive firme”, contou Socorro Pimentel.

A entrevista de Socorro Pimentel vem repercutindo amplamente nas redes sociais e na imprensa local. As declarações da deputada trouxeram à tona questões importantes sobre a liderança política no município e sobre os rumos que a administração municipal poderá seguir no futuro. Neste momento, é mais um alvo para debates e reflexões sobre os desafios e as perspectivas para o futuro político da cidade, influenciando os acontecimentos até as próximas eleições. Assista vídeo

Por Cidinha Medrado para o blog do Roberto

Entrevista: Prefeito de Araripina fala sobre São João, IF Sertão e PDT

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira (17), na rádio Arari FM. Na ocasião, o chefe do executivo municipal falou principalmente sobre o São João que começa amanhã no Parque Três Vaqueiros, também fez uma abordagem sobre a audiência pública que trata dos cursos que serão ofertados no IFSertãoPE, Campus Araripina, e que acontece hoje a noite no auditório da Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, e principalmente sobre o assunto do momento na política local que é a disputa pelo comando do PDT municipal.

“A Comissão Executiva do PDT em Araripina está em plena legalidade, tendo o aval do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, e alinhado com a governadora Raquel Lyra. Toda e qualquer outra manifestação em nome do partido é mentirosa e tem apenas o objetivo de criar uma narrativa falsa para confundir a população. O PDT de Araripina possui uma única pré-candidata a prefeita: Ana Paula Ramos, que tem todo apoio do nosso grupo político e representa a continuidade de uma gestão que resgatou Araripina do buraco que a turma do desmantelo colocou nossa cidade”, frisou. Assista a entrevista na íntegra

Fonte: Blog do Roberto Araripina