Início Site

Homem furta carro no centro de Araripina – PE

Na noite desta última quarta-feira (07/12), um homem furtou um veículo no centro de Araripina, sertão de Pernambuco.

Furto aconteceu na rua Joaquim Alexandre Arraes próximo a uma das casas lotéricas da cidade.

O veículo furtado foi um Fiat Uno de cor vermelha, placa – PGA1H95.

Renato Aragão passa mal e é internado no Rio de Janeiro

O humorista Renato Aragão, de 87 anos, foi internado na manhã desta quarta-feira (7/12), no Hospital Samaritano, localizado na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio de Janeiro).

Segundo informações da revista Quem, o eterno trapalhão se sentiu mal e foi levado ao centro médico pela mulher, Lilian Aragão.

Após avaliação médica, foi constatado um Acidente Isquêmico Trânsitório, quando uma artéria cerebral entope ou se rompe, causando um déficit neurológico. Aragão deve ficar em vigilância neurológica num período de até 48 horas.

“Ele ficou zonzo e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Está em observação, como tem que ser. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Chegamos aqui às 10h, precisa ter de 24 a 48 horas de observação”, explicou Lilian a Quem.

O ataque isquêmico Transitório acontece de repente e dura de 2 a 30 minutos. O cérebro deixa de receber sangue e oxigênio, podendo provocar perda de sensibilidade em alguma parte do corpo, enjoo, fala enrolada, dificuldade de expressão, incontinência urinária, desequilíbrio, síncope, paralisia nos membros inferiores e superiores e visão dupla.

Paulo Pacheco/Metrópoles

Com discurso emocionado, FBC se despede do Senado

O senador Fernando Bezerra Coelho realizou nesta quarta-feira (7), no plenário do Senado, o último discurso do mandato com um balanço da trajetória política de 40 anos. Em sua fala, destacou as medidas aprovadas pelo Congresso Nacional para superar a crise política e econômica de 2015 e enfrentar a pandemia da Covid-19. Além do equilíbrio das contas públicas, segundo o senador, a agenda de reformas iniciada pelo governo do presidente Michel Temer e aprofundada por Jair Bolsonaro promoveu uma ambiciosa revisão do arcabouço legal e regulatório do país. Para Fernando Bezerra, a promulgação da emenda constitucional que instituiu o teto de gastos em 2016 foi um marco na economia nacional.

“Ninguém ousa contestar a efetividade do teto de gastos para a transparência, o controle e a previsibilidade das despesas, embora possamos reconhecer a legitimidade das demandas no sentido do aprimoramento do arcabouço fiscal do país. Contudo, lembro que a flexibilização das regras sem as adequadas contrapartidas pode produzir efeitos perversos sobre os juros e a inflação, comprometendo a recuperação da economia e aprofundando o abismo social”, alertou.

Fernando Bezerra destacou ainda o impacto da Reforma Trabalhista para a retomada do emprego. “Embora haja espaço para críticas e aprimoramentos, esse novo arcabouço legal tem sustentado a criação de postos de trabalho no país. No trimestre encerrado em outubro deste ano, a taxa de desemprego foi de 8,3%, segundo dados do IBGE. É a oitava queda consecutiva e o menor resultado para o período em oito anos.”

De acordo com o senador, o Brasil foi atingido pela pandemia no momento em que se preparava para a consolidação fiscal após a aprovação da Reforma da Previdência. Ao destacar a atuação do Senado no enfrentamento da pandemia, citou o conjunto de medidas voltadas para a retomada da economia. “Ao mesmo tempo em que travamos a guerra contra o vírus, nos empenhamos para oferecer respostas para os problemas econômicos e sociais, e devolver a esperança a um país enlutado. Com senso de dever e determinação, deliberamos um conjunto de medidas para a retomada da economia. A PEC Emergencial, que tive a satisfação de apresentar, colocou a sustentabilidade da dívida pública como ponto central da gestão fiscal, enquanto a autonomia do Banco Central afastou o risco de interferência sobre a autoridade monetária, assegurando a efetividade da política de controle da inflação”, explicou.

FBC também foi relator de um conjunto de medidas que amorteceram os impactos da crise sobre a população vulnerável, entre elas a emenda constitucional que, além de zerar a fila de famílias atendidas pelo programa Auxílio Brasil, aumentou o valor do benefício para R$ 600,00 e dobrou o Vale Gás.

“Todas essas medidas exigiram diálogo constante e grande esforço de articulação política. Exerci a função de líder do governo Bolsonaro privilegiando o equilíbrio e a moderação, construindo pontes e exercitando o consenso. Nos conflitos mais acirrados, trabalhei para que posições radicais não prosperassem e nunca me afastei dos valores democráticos e civilizatórios que forjam uma nação desenvolvida”, disse.

Segurança hídrica – Fernando Bezerra Coelho lembrou a trajetória política iniciada como deputado estadual que foi marcada pela defesa das obras que ampliam o acesso à água pela população de Pernambuco. Em 40 anos de vida pública, também foi deputado federal constituinte, três vezes prefeito de Petrolina, secretário de Estado em diferentes administrações e ministro da Integração Nacional, quando construiu um robusto programa de segurança hídrica. “Redesenhamos o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Entregamos 457 mil cisternas – o maior volume dos últimos anos. Construímos barragens, adutoras e canais. Como Senador da República, pude ver muitos desses empreendimentos concluídos e entregues para a população, a exemplo do Ramal do Agreste, que levará a água do São Francisco para 2,2 milhões de pernambucanos.”

Antes de encerrar o discurso, lembrou o tio Nilo Coelho, ex-presidente do Congresso Nacional, com quem aprendeu que o interesse público deve prevalecer sobre as paixões políticas, e ressaltou que não deixará a política. “Volto para minha Petrolina com a alma leve e a convicção do dever cumprido. Despeço-me da vida pública, mas não da política. Não são necessários mandatos para o exercício da consciência cívica. Carrego comigo o sentimento maior de que a política é instrumento primeiro de transformação social e de desenvolvimento do país.”

Assessoria de Imprensa/Foto: Reprodução

Presidente do Peru é destituído e preso após tentar dissolver Congresso

Pedro Castillo, presidente do Peru que sofreu impeachment nesta quarta-feira (7), foi preso pela Polícia Nacional do Peru, após fazer uma tentativa frustrada de golpe de Estado.

Castillo está na prefeitura de Lima. A Polícia Nacional do Peru chegou a publicar uma foto do ex-mandatário com policiais em uma sala, mas apagou a publicação.

Ministério de Relações Exteriores do Brasil diz que acompanha situação no Peru com preocupação

Ministério das Relações Exteriores do Brasil (conhecido como Itamaraty) divulgou uma nota na qual afirma que o governo acompanha com preocupação “a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte”.

O Itamaraty afirmou que as medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo presidente Pedro Castillo, são “incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito”.

O governo declarou que pretende “seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como chefe do Estado peruano”.

Manifestantes apoiam impeachment de presidente Castillo
Manifestantes apoiam impeachment de presidente Castillo (Foto: REUTERS)

Apoiadores e críticos de Pedro Castillo fazem protestos

Tanto apoiadores de Pedro Castillo como pessoas que fazem oposição a ele foram às ruas de Lima para protestar. Castillo decretou estado de exceção e deu ordem para fechar o Cogresso. Os deputados, então, aprovaram o impeachment com mais de 100 votos a favor.

Manifestante com cartaz contra Pedro Castillo em Lima, após o impeachment, em 7 de dezembro de 2022
Manifestante com cartaz contra Pedro Castillo em Lima, após o impeachment, em 7 de dezembro de 2022 (Foto: Alessandro Cinque/Reuters)

Castillo foi preso após ter sofrido um impeachment. Dina Boluarte, foi convocada para assumir.

Um apoiador de Pedro Castillo na frente do Congresso, em Lima, em 7 de dezembro
Um apoiador de Pedro Castillo na frente do Congresso, em Lima, em 7 de dezembro (Foto: Alessandro Cinque/Reuters)

Aliança do Pacífico adia reunião

Havia uma reunião da Aliança do Pacífico marcada para 14 de dezembro no Peru, mas o encontro foi adiado, disse o Ministério das Relações Exteriores do México, em um comunicado.

O Congresso do Peru aprovou o impeachment do presidente Pedro Castillo horas depois que ele disse que dissolveria o Legislativo por decreto.

Comemoração dos parlamentares do Peru após aprovação do impeachment do presidente Pedro Castillo
Comemoração dos parlamentares do Peru após aprovação do impeachment do presidente Pedro Castillo (Foto: CRIS BOURONCLE / AFP)

Pedro Castillo foi preso

O presidente Pedro Castillo foi detido. Ele saiu do Palácio de Governo e foi levado à sede da prefeitura de Lima.

Presidente do Peru se entrega para polícia após tentar dissolver o Congresso

Presidente do Peru se entrega para polícia após tentar dissolver o Congresso

A TV peruana mostrou Castillo e sua família deixando o palácio de governo. Além dele, estavam a mulher, Lilia Paredes, os filhos e a cunhada. Eles foram detidos quando estavam retirando seus pertences em sacolas.

A polícia do Peru publicou uma imagem de Castillo detido em uma rede social. No texto, ele era descrito como “o ex-presidente”.

Ministério Público vai tomar ações contra Castillo

O Ministério Público do Peru anunciou que vai tomar ações legais após os decretos do presidente do Peru, que mandou fechar o Congresso.

Em um vídeo, os procuradores Patricia Benavides, Zoraida Ávalos, Pablo Sánchez e Juan Carlos Villena afirmaram que o presidente tentou dar um golpe de Estado e que nenhuma autoridade pode se colocar acima da Constituição.

“O Ministério Público adotará as ações legais correspondentes frente à quebra da ordem constitucional”, disse Benavides.

que está acontecendo no Peru

Alvo do 3º processo de impeachment e isolado politicamente, Pedro Castillo anunciou a dissolução do Congresso e convocou novas eleições.

A decisão, prevista em lei para algumas situações, foi amplamente condenada pelas autoridades do país. A Suprema Corte a chamou de ‘golpe de Estado’.

As Forças Armadas consideraram a medida de Castillo ilegal porque não cumpriu exigências previstas na Constituição.

O Congresso, de maioria opositora, ignorou a ordem de dissolução e destituiu Castillo horas depois. O Congresso, considerou o presidente “permanente incapacidade moral”.

A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, foi convocada para assumir a presidência. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

De esquerda, Castillo ficou 1 ano e meio no poder e enfrentou crises em série. Sem apoio no parlamento, teve muitas dificuldades para governar.

Fonte: G1

Presidente do Peru anuncia ‘governo de exceção’, dissolve Congresso e declara estado de emergência

O presidente do Peru, Pedro Castillo, instituiu nesta quarta-feira (7) um governo de exceção no país, anunciou a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições.

Castillo, que responde ao terceiro processo de impeachment (leia mais abaixo), declarou ainda estado de emergência no Peru e impôs um toque de recolher em todo o país. Em um pronunciamento na TV aberta, o líder peruano disse ter tomado a decisão de estabelecer “governo de exceção para restabelecer o estado de direito e a democracia”.

Logo após o anúncio, que ocorre horas antes do julgamento do impeachment, ministros de Castillo renunciaram. A oposição chamou o ato de “golpe”.

No discurso, ele anunciou as seguintes medidas:

  • Dissolver “temporariamente” o Congresso
  • Instaurar governo de emergência excepcional
  • Convocar eleições para um novo Congresso
  • Elaborar de uma nova Constituição em até nove meses
  • Estabelecer governo temporário de exceção
  • Impor toque de recolher entre 22h e 04h, no horário local
  • Exigir devolução ao Estado de armas ilegais, sob pena de prisão
  • ‘Reorganizar” do sistema de judicial, incluindo o Poder Judicial, o Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional

Os ministros da Economia e das Relações Exteriores renunciaram na sequência do pronunciamento, com a alegação de que a medida violava a Constituição do Peru.

“Decidi renunciar irrevogavelmente ao cargo de ministro das Relações Exteriores, dada a decisão do presidente Castillo de fechar o Congresso… violando a Constituição”, disse o agora ex-chanceler Carlos Landa.

A dissolução do Congresso peruano é uma prática permitida pela Constituição do país e não é incomum que líderes peruados usem esse recurso. Em 2019, o então presidente do país, Martín Vizcarra, também dissolveu o Congresso e convocou novas eleições. O mesmo ocorreu em 1992, durante a gestão de Alberto Fujimori.

Impeachment

Na semana passada, o Congresso peruano aprovou a abertura de um processo de impeachment contra Castillo, que é acusado pela oposição de “incapacidade moral” para ocupar o cargo. Esta é a terceira tentativa formal de derrubar o líder de esquerda desde que ele assumiu o cargo, em 2021.

A pressão aumentou também depois que o Congresso começou a avaliar uma denúncia do Ministério Público contra Castillo por suspeita de corrupção. A Promotoria pede que ele seja afastado temporariamente do cargo.

*Esta reportagem está em atualização

Teclog, loja especializada em tecnologia é inaugurada em
Araripina – PE

Na última quinta-feira (01/12) Araripina e região ganharam um novo conceito em tecnologia e inovação, a Teclog. A loja física foi inaugurada na rua Henrique Alves Batista, centro da cidade. 

A empresa é gerenciada pelo casal Ramon Dantas e Rafaella Modesto – “um sonho realizado, e o desejo de contribuir muito com a tecnologia e inovação da nossa região, fazendo com que os novos ares do mundo digital possam ajudar no dia a dia das pessoas e empresas em diversas áreas”, comenta Ramon. 

A Teclog oferece serviços como: Casa Inteligente com auxílio da Alexa, sistema de segurança inteligentes, integração de câmeras, alarmes, iluminação, som, controle e monitoramento da iluminação com as tomadas inteligentes, gerenciamento do sistema de ar-condicionado, automação de cortinas e persianas, ambientação com sistema personalizado de som, iluminação e temperatura, fechaduras eletrônicas, controle e automação do sistema de água e energia, sensores de fumaça e sensores de presença e alarmes.

Fotos

Siga o instagram da Teclog e fique por dentro de todas as novidades

Casa Inteligente com Alexa

A automação residencial acontece pela integração e programação de um conjunto de tecnologias com o objetivo de tornar automático o funcionamento de determinado ambiente e controlando-o de qualquer lugar do mundo pelo smartphone ou tablet. Além da praticidade e conforto, a automação residencial proporciona mais segurança, economia de tempo e recursos, sustentabilidade, acessibilidade e consequentemente a melhoria da qualidade de vida.

Serviços

– Controle e monitoramento da iluminação com as tomadas inteligentes;

– Gerenciamento do sistema de ar-condicionado;

– Automação de cortinas e persianas;

– Ambientação com sistema personalizado de som, iluminação e temperatura;

– Fechaduras eletrônicas – ‘Adeus Chaves”

– Controle e automação do sistema de água e energia;

– Sensores de fumaça;

– Sensores de presença e alarmes;

– Sistema de segurança inteligentes, integração de câmeras, alarmes,

iluminação, som.

– E infinitas possibilidades…

Sua Casa em suas mãos!!

Rede de Dados

Com certeza você já ouviu alguém reclamar de péssima conexão com a internet, lentidão de sistemas e consequentemente dificuldade em desenvolver seu trabalho. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que em 90% desses casos o problema não está no provedor ou na internet, e sim na inexistência de uma rede interna.

A Rede de Dados Estruturada, se trata de um conjunto de dispositivos e softwares, interligados, que compõem a estrutura de Tecnologia de uma residência, empreendimento ou indústria. É formada por todo cabeamento necessário para a interligação de conectores, switches, roteadores, computadores e equipamentos de rede sem fio, em diferentes ambientes para o seu perfeito funcionamento. Otimiza a gestão e segurança de dados corporativos, facilitando o desempenho e produtividade de todo o ambiente!

Serviços

– Projeto

– Cabeamento e estruturação

– Instalação e Configuração

– Manutenção

Sistema de Câmeras e Segurança Eletrônica

Trata-se da utilização de dispositivos e sistemas específicos para monitorar, detectar e inibir diferentes tipos de atividades criminosas. O objetivo é vigiar uma determinada área e prezar pela proteção de patrimônios e de pessoas que frequentem o local.

Eixos

– CFTV, ou Circuito Fechado de Televisão, consiste no posicionamento inteligente de câmeras para cobrir uma determinada área, possibilitando que o usuário acompanhe as imagens em tempo real;

– Sensores de movimento – dispositivos são instalados em locais estratégicos e identificam qualquer movimento estranho na área. Tal identificação ocorre, geralmente, a partir da detecção do calor emitido pelo corpo humano, indicando que há alguém no local.

– Fechaduras inteligentes – abrir e trancar portas a partir de diferentes métodos, como

ativação via aplicativo, sequência numérica ou até biometria.

– Alarmes- pela integração de câmeras, sensores, sistema de som e iluminação;

– Aplicativos – permitem o monitoramento remoto de ambientes, seja a partir de câmeras, seja a partir de sensores, se tornam cada vez mais populares.

Serviços

– Projetos

– Cabeamento

– Instalação e configuração

– Integração à outros sistemas-

– Manutenção

Manutenção e Suporte em Informática

Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Avaliação da necessidade de substituição ou mesmo atualização de equipamentos e softwares. Instalação e configuração programas utilitários, aplicativos e sistemas operacionais. Realização de procedimentos de backup e recuperação de dados.

Redação/Araripina em Foco/Fotos: Reprodução

Bolsonaro cogita passar a faixa para Lula na posse

Jair Bolsonaro está reavaliando a decisão de não passar a faixa presidencial para Lula no dia 1º de janeiro.

O presidente foi aconselhando por um de seus mais importantes ministros a participar de maneira protocolar da cerimônia, sem sorrisos ou afagos a Lula, mas cumprir o ritual e passar a faixa. Isso reforçaria a mensagem de que ele, ao contrário de críticas, supostamente teria respeitado as regras da democracia.

O entorno de Bolsonaro é contra a medida. Eduardo Bolsonaro, por exemplo, argumentou que isso passaria um sinal ruim para os manifestantes que pedem intervenção federal, como se todo o esforço deles tivesse sido em vão.

O presidente disse que poderá decidir até a véspera se passará ou não a faixa.

Por Guilherme Amado – Metrópoles

SENAI-PE e Elecnor Brasil formam profissionais para atuarem em projetos de infraestrutura de energia renovável

A Escola SENAI Araripina e a empresa Elecnor Brasil realizaram a formação de 44 novos profissionais nas áreas de Pedreiro de Alvenaria Estrutural e Assistente Administrativo, que se formaram com o objetivo de atuar no mercado de construção de projetos de infraestrutura de energia solar e eólica. Os cursos profissionalizantes tiveram duração de 100h (Assistente Administrativo) e 160h (Pedreiro de Alvenaria Estrutural) e foram ofertados utilizando a estrutura física e de docentes da Escola Técnica SENAI de Araripina.

Os cursos fazem parte de uma parceria entre o SENAI e a Elecnor, que recebeu o nome de “Elevar”. A empresa executa, atualmente, dois projetos na região: o Parque Eólico Feijão do Complexo Ventos de São Zacarias, com a construção de 80 torres aerogeradoras e de uma subestação coletora, além da linha de transmissão de 230kv, e a construção da Usina Fotovoltáica Sol do Piauí, na cidade de Curral Novo (PI). A ideia da iniciativa é promover a qualificação profissional de pessoas, bem como o desenvolvimento local por meio da geração de empregos e renda nas comunidades no entorno do projeto Feijão, que abrange a cidade de Araripina e o distrito de Nascente.

De acordo com o gerente escolar do SENAI Araripina, Josemberg Laurentino, a parceria entre o SENAI e a Elecnor é uma demonstração tanto da qualidade do ensino ofertada pela Escola Técnica SENAI quanto da política de desenvolvimento socioeconômica da empresa, que prioriza a formação e valorização de mão-de-obra local para a execução de seus projetos.

Participaram da solenidade de formatura, realizada no SENAI Araripina, no último dia 2 de dezembro, o Gerente do Projeto Eólico Feijão da Elecnor Brasil, engenheiro Eric Carrillo; o coordenador do Programa Elevar, Alex Freire; o gerente escolar do SENAI Araripina, Josemberg Laurentino, além de toda a equipe da Elecnor Brasil e dos concluintes dos cursos.

Vera Cruz Comunicação

Martinho Filho e Genival da Vila reúnem amigos em jogo festivo e solidário no próximo sábado, dia 10

Pelo décimo quarto ano consecutivo Martinho Filho e Genival da Vila reúnem os amigos para fazer uma grande confraternização de final de ano. Tradicionalmente eles promovem uma partida de futebol, onde as duas equipes são formadas pelos amigos de Martinho Filho contra os amigos de Genival da Vila.

Essa foi uma forma encontrada pelos amigos Martinho e Genival de celebrar no final de ano a amizade conquistada há bastante tempo. Uma partida de futebol, onde o principal objetivo e manter forte os lanços de amizade, carinho e respeito. Além da partida de futebol, o encontro dos amigos tem o lado solidário, onde cada participante faz a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, que são destinados ás famílias carentes da Vila Santa Maria.

Assim como em anos anteriores, o encontro também servirá para prestar homenagens aos amigos que nos deixaram e estão no plano celestial. Serão homenageados o atleta Nando, que fazia parte do time dos amigos de Genival da Vila; o amigo Bringelão, um dos idealizadores e organizador do evento; e Erivelto, que integrava o Terço dos Homens da Vila Santa Maria

O jogo dos amigos está marcado para acontecer no próximo sábado, dia 10, no campo da Vila Santa Maria, a partir das 15h00.

Blog do Martinho Filho

Fernando Olegário é destaque na região do Araripe com os seus diversos talentos

Que OLÉGARIO é destaque na região do Araripe com seus diversos talentos todos já sabem, porém, o jovem que é empresário, terapeuta, clínico coach, consultor de líderes, palestrante mais contratado em 2022 na região, influenciador digital, secretário acadêmico do SENAI, orientador educacional de Trindade, cerimonialista… Ufa, que jovem é esse em!?

Ele já está de malas prontas para atender os agendamentos de trabalhos na capital pernambucana, Recife! Acompanhe os storys dele e veja o sucesso do garoto da Rua do Padre!

Esse vai longe!