Início Site

“Chora Coração”, morre Josafá Reis, o ícone do rádio no sertão do Araripe

O título “Chora Coração” é uma homenagem a esse grande precursor do rádio no sertão do Araripe, Josafá Reis. O seu programa de maior sucesso no rádio era o “Chora Coração”. 

Josafá Reis, faleceu na manhã desta terça-feira (09/05) aos 83 anos, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco. Ele estava internado há alguns dias, onde se recuperava de problemas de saúde. 

Josafá iniciou como radialista na Rádio Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina, em junho de 1982, sendo também, a primeira e pioneira na região. A emissora pertencia ao Grupo Coelho de Petrolina. 

Os programas “Brasil Sertanejo”, “Chora Coração” e “Forró de Pé de Serra” compunham a grade de programação, a grande audiência se dava através das cartas enviadas pelos ouvintes. O programa aos domingos apresentado pela lenda do Rádio Araripeano, recebia mais de mil cartas por mês, como não era veiculado comerciais aos domingos e o programa “Chora Coração” ficava no ar das 7h às 12h, dava para atender a maioria dos ouvintes. Em sequência para animar o domingo o “Filho do Brega”, “Toca tudo do Povão” e o “Aniversariantes do Dia” complementam a programação.

No dia 11 de julho de 2018, o Araripina em Foco em parceria com o Blog do Paixão, gravaram uma conversa descontraída como o ícone do rádio na Região do Araripe, Josafá Reis, e neste diálogo a história do rádio e os primeiros passos da sua vinda como pioneira no Araripe é esmiuçada de forma minuciosa por nosso querido “Josa”.

Roberta filia Léo da Lagoinha, que confirma pré-candidatura a vereador no PP

A pré-candidata à prefeitura de Araripina, Roberta Arraes, filiou hoje no Partido Progressista o professor e agente de saúde comunitário, Léo da Lagoinha.

Léo, além de ser professor e ter contato direto na área da educação, também desenvolve um trabalho social há muitos anos, sempre próximo das pessoas como agente comunitário de saúde.

Ele reconhece o trabalho feito por Roberta Arraes em todas as áreas e reafirma o seu compromisso de trabalhar para que ela obtenha sucesso na eleição de prefeita em 2024.

“Léo é um jovem preparado que está pronto para trabalhar em prol da sua comunidade, que há muitos anos sonha em ter um representante. Estamos juntos”, afirmou Roberta Arraes.

Oportunidades de emprego em Araripina atraem profissionais de diversas áreas; confira

Araripina, no sertão pernambucano, está oferecendo diversas oportunidades de emprego para profissionais que buscam ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. As vagas disponíveis abrangem diferentes setores e contemplam variados níveis de experiência.

Confira as oportunidades:

  1. Agente Funerário: Uma vaga disponível para aqueles que possuem habilidades relacionadas ao atendimento em momentos delicados, lidando com sensibilidade e profissionalismo.
  2. Operador de Caixa: Uma oportunidade para profissionais com experiência em lidar com transações financeiras, garantindo um atendimento ágil e eficiente.
  3. Confeiteiro: A vaga destina-se a talentosos confeiteiros que desejam fazer parte do ramo da culinária, contribuindo com suas habilidades na produção de doces e sobremesas.
  4. Consultor de Vendas: A cidade busca um profissional dinâmico e proativo para atuar como consultor de vendas, promovendo produtos ou serviços e estabelecendo relações sólidas com os clientes.
  5. Vendedor Pracista: Duas oportunidades para vendedores externos que desejam ampliar sua atuação no mercado, visitando clientes e prospectando novos negócios.

Os interessados em participar do processo seletivo ou obter mais informações sobre as vagas podem entrar em contato através do WhatsApp pelo número 08738738385. Além disso, o atendimento presencial está disponível na agência de segunda a sexta, das 08:00 às 13:00 horas.

Araripina celebra o Dia Internacional da Mulher com diversas atividades

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Prefeitura de Araripina, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e da Mulher, vai promover diversas ações. A programação, que começou nesta segunda-feira (4) e se estende até o dia 10, oferece uma variedade de atividades gratuitas para mulheres do município.

Oficinas de dança, produção de chocolate, salgados e doces, empoderamento feminino, flores em EVA, pinturas e bijuterias são algumas das opções disponíveis. Além disso, haverá atendimento jurídico gratuito, emissão de RG e palestras.

A programação completa pode ser consultada abaixo:

Segunda – 04/03 – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
08h – Abertura;
09h – Oficinas de dança;
09h às 12h – Oficina de Produção de Chocolate;
09h às 12h- Atendimento Jurídico – NPJ/CCM- FACISA.

Terça – 05/03 – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
08h às 12h – Oficina de produção de salgados e doces;
08h às 12h – Oficina de empoderamento feminino – cabine de fotos;
13h às 17h – Emissão de RG.

Quarta – 06/03 – Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania
08h às 12h – Oficina fortalecendo a gastronomia regional;
13h às 17h – Emissão de RG.

Quinta – 07/03 – Secretaria de Desenvolvimento Social
08h às 12h – Oficinas de flores em EVA;
08h às 12h – Oficina de pinturas;
14h às 17h – Confecção de bijuterias;
13h às 17h – Emissão de RG.

Sexta – 08/03 – Secretaria de Desenvolvimento Social
08h às 12h – Oficina de empoderamento feminino – cabine de fotos;
08h às 12h – Oficina de maquiagem;
Encerramento da semana com música e lanches;
13h às 17h – Emissão de RG.

  • A Secretaria da Mulher vai promover um evento na Praça Frei Ibiapina (próximo à Caixa) a partir das 8h30.

Domingo – 10/03 – Escola Luzanira Ramos
8h – III Encontrão” Com base nas informações, faça um texto jornalístico.

Parceiros:
As secretarias de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social e Habitação, Sesc Ler, Sesi, Sebrae, Senac, Câmara de Conciliação Facisa e a maquiadora Layanne Alencar Makeup são parceiros do evento.

Araripina: Carro é levado em assalto, dono foi feito refém, mas já foi liberado

Na tarde deste domingo (03/03), um veículo foi levado por assaltantes em Araripina, no sertão de Pernambuco. De acordo com informações, o veículo levado por assaltantes foi uma Strada branca, cabine simples – placa KYP 3A47.

O assalto aconteceu no sítio Massapê, na zona rural de Araripina. Os bandidos ainda levaram o dono do veículo, mas ele foi liberado em seguida e já está em casa.

Número para informações: 87 9 99109-4564 / 9 9934-4943

Velório sem caixão: Corpo de idoso é velado sentado numa cadeira em Goiás

O carpinteiro aposentado Quirino da Silva Souza morreu aos 96 anos e teve um velório bastante inusitado. Ele foi velado sentado em uma poltrona, com camisa social e gravata, como se estivesse em uma reunião.

“Meu pai ficou 10 anos acamado, em decorrência de um Alzheimer severo, então é muito gratificante fazer a última homenagem com ele sentado, pois gostava de sentar e conversar com as pessoas. Quis dar a oportunidade aos nossos familiares de ter esse último momento ao lado dele”, declarou a filha do carpinteiro, Flávia Silva.

O velório de Quirino aconteceu na Funerária Paz Universal, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital de Goiás. O carpinteiro faleceu no dia 1º de março e foi sepultado no sábado (2/ 3), no Cemitério Jardim da Esperança.

“Tornamos possível a oportunidade de a família prestar a última homenagem de uma forma que reflete a singularidade do falecido”, explicou o diretor-executivo do Grupo Paz Universal, Wanderley Rodrigues.

Velório diferente

Wanderley pontuou que há relatos de velórios dessa mesma maneira em países como Costa Rica, México e Estados Unidos, mas que o caso do carpinteiro é o primeiro velório no Brasil nesses moldes que ele tem conhecimento.

Apesar de o velório ter sido feito com o corpo sentado, no momento do enterro, ele foi acomodado de maneira tradicional, na posição deitada no caixão. “O cemitério não aceita o enterro sem ser na urna”, explicou Wanderley.

Os técnicos da funerária utilizam substâncias para conseguir alterar a posição do cadáver.

Thalys Alcântara/Metropóles

Ipubi completa hoje 62 anos de emancipação política

A cidade que se originou da Fazenda Poço Verde, no sopé da Chapada do Araripe, completa 62 anos de emancipação política. Parabéns, Ipubi!

Para homenagear esta cidade que contribui grandemente para o crescimento da região do Araripe, principalmente no que diz respeito ao gesso, o Araripina em Foco preparou um carrossel com diversos temas para que você, ipubiense, possa interagir e deixar a sua mensagem, o seu desejo. O povoamento foi intensificado a partir de 1938, quando iniciou a feira livre local.

Pertencente ao município de Ouricuri, o distrito de Ipubi foi criado a 31 de dezembro de 1943. Tornou-se município autônomo através da lei estadual nº 3.340, datada de 31 de dezembro de 1958, sendo instalado a 1 de março de 1962, tendo como 1º prefeito o farmacêutico Antônio Rodrigues Lucena. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Serra Branca e Serrolândia.

Anualmente, no dia 2 de março Ipubi comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O topônimo Ipubi provém do tupi ipu-obi = poço ou fonte verde, quando ocorreu a Reforma Administrativa do Estado que criou o distrito de Ipubi.

Prefeito anuncia Amado Batista no aniversário de Marcolândia, Piauí

O prefeito de Marcolândia, Dr. Conrinto Matos anunciou o cantor Amado Batista como atração principal na festa de aniversário de 32 anos de emancipação política da cidade, que acontece no próximo dia 29 de abril.

Brasil volta ao grupo das 10 maiores economias do mundo

Um levantamento da consultoria Austin Ratings — com base nos dados preliminares de PIBs em valores correntes que já foram divulgados por 54 países — mostra que o Brasil ultrapassou o Canadá e a Rússia, para ocupar a 9ª posição do ranking, com um PIB de US$ 2,17 trilhões no ano passado.

Em 2022, o país foi a 11ª maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Os Estados Unidos continuam liderando o ranking.

No ano passado, os EUA chegaram a um PIB de US$ 26,9 trilhões, seguidos pela China, com US$ 17,7 trilhões, e Alemanha, com US$ 4,4 trilhões.

Confira, abaixo, a lista das 10 maiores:

Estados Unidos: US$ 26,9 trilhões

China: US$ 17,7 trilhões

Alemanha: US$ 4,4 trilhões

Japão: US$ 4,2 trilhões

Índia: US$ 3,7 trilhões

Reino Unido: US$ 3,3 trilhões

França: US$ 3 trilhões

Itália: US$ 2,18 trilhões

Brasil: US$ 2,17 trilhões

Canadá: US$ 2,11 trilhões

Além do Brasil, o próximo país latino-americano na lista de maiores economias do mundo é o México, na 12ª posição, com um PIB de US$ 1,81 trilhão.

Prefeitura de Araripina assume administração do Terminal Rodoviário

Após assinatura de contrato com a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), a Prefeitura de Araripina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana de Trânsito e Transporte (AMMTT), assume a partir de agora a responsabilidade pela administração do Terminal Rodoviário Municipal.

A assinatura do contrato, realizada pelo prefeito Raimundo Pimentel e pelo diretor-presidente da EPTI, Antônio Carlos Reinaux, marca um novo capítulo para o terminal, que passará por uma grande reforma e requalificação. O objetivo é oferecer aos usuários um espaço mais moderno, seguro e confortável.

O prefeito Raimundo Pimentel agradeceu à deputada Socorro Pimentel por seu empenho em viabilizar a assinatura do contrato e a reforma do terminal. Agradeceu também aos diretores Antônio Carlos Reinaux e Rivaldo Melo pela receptividade e pelo compromisso com o desenvolvimento de Araripina.

Outras ações

Em outra reunião, o prefeito Raimundo Pimentel e a deputada Socorro Pimentel se reuniram com o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), Rivaldo Melo, para discutir duas importantes demandas para o município: a pavimentação da PE-700, que liga Araripina ao município de Salitre, no Ceará, e a Operação Tapa-Buraco na rodovia que liga Araripina ao distrito de Rancharia.

Deputado Federal Luciano Bivar destinou R$ 5 milhões em emendas para Araripina

Em encontro com o prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB), em Brasília-DF, o deputado federal Luciano Bivar (UB), destinou R$ 5 milhões em emendas federais para o município.

Segundo Pimentel, desses recursos, R$ 3 milhões serão aplicados na saúde para ações de média e alta complexidade, a fim de melhorar ainda mais o atendimento a população araripinense. Outros R$ 2 milhões serão destinados ao apoio a agricultura familiar da zona rural do município.

Bivar foi o deputado federal mais bem votado em Araripina nas últimas eleições 2022 com o apoio do grupo político de Pimentel, esse gesto do deputado, é uma forma de agradecer a expressiva votação que ele obteve no município.

Fonte: Blog Casa de Abelha