InícioAraripina em Foco“O gato” – Empresa de filhos do ex-prefeito Alexandre Arraes fazia desvio...

“O gato” – Empresa de filhos do ex-prefeito Alexandre Arraes fazia desvio de energia pública para condomínio em construção

Em Araripina, empresa usava fios da rede pública do município para desviar energia elétrica.

O fato aconteceu  em um condomínio em construção VILLA PARK, localizado na Avenida Perimetral S/N. A empresa responsável pela construção do condomínio era A3 incorporações. O desvio de energia era feito da seguinte forma: eles usavam dois postes da rede pública para fazer o desvio, o primeiro poste tinha uma tomada, possivelmente era para ligar uma extensão até a obra, o segundo poste ficava de frente a construção, nesse eles fizeram uma ligação direta, e usavam descaradamente a energia pública.

Foto do primeiro poste, onde eles utilizavam a energia pública com uma tomada e uma extensão.
Foto do segundo poste que fica em frente ao condomínio, esse também era usado para o furto da energia.

Diante do problema a Secretaria de Infraestrutura do Município de Araripina, através do seu Secretário, Humberto Belmiro, encaminhou um oficio para a CELPE, informando sobre desvio de energia, e solicitando que a mesma fizesse imediatamente a intervenção dessa rede clandestina, assim também como as providências para responsabilidade civil e criminal por parte dos responsáveis pela construção do condomínio.
Em resposta ao oficio enviado pela Secretaria de Infraestrutura do Município, a CELPE, informou que mandou uma equipe para vistoriar o local, onde constatou que o desvio da energia estava sendo feito após a medição de iluminação pública da Prefeitura, estando assim, fora da competência da Concessionária. Diante de tal fato cabe ao Governo Municipal tomar as devidas providências. Dado o parecer da Concessionária, a Secretaria enviou um oficio para Delegacia de Polícia pedindo apoio policial para acompanhar a equipe da Secretaria para cessar o desvio de energia. Assim foi feito, a Delegada Dra. Katyanna Muniz Leite, enviou uma equipe de policiais para fazer o acompanhamento do funcionários da prefeitura até o condomínio.
Na última sexta-feira, 20,  uma equipe  da Secretaria de Infraestrutura, acompanhada de agentes da Polícia Civil de Araripina, deslocaram-se até o a obra do condomínio para tomar as devidas providências em relação ao furto de energia, chegando ao local a equipe da Secretaria cortou todos os fios que faziam o desvio de energia dos postes públicos para o condomínio, e em seguida o material (Fios e cabos de energia) foram levados para Delegacia de Polícia para lá servirem como prova do crime.

Fotos – Bruno Rostand

Em entrevista ao Araripina em Foco, o Secretário de Infraestrutura do Município, Humberto Belmiro, disse que o trabalho da equipe da Secretaria foi realizado dentro da lei, e espera que os responsáveis sejam penalizados pela justiça. – “Eu venho trabalhando a pouco mais de duas semanas a frente da Secretaria, já realizamos inúmeros trabalhos, e esse foi mais um dos desmandos que encontramos, e que foi deixado pelo ex-prefeito”, disse o Secretário.
Roubar Energia é crime
O ato cometido pela empresa é crime previsto em lei no artigo 155 do Código Penal. Quem cometê-lo pode ser condenado a uma pena que pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

O Araripina em Foco tem registros de fotos com data 01.08.2016, a cerca de 5 meses atrás, quando a obra estava em funcionamento, hoje estar parada, o motivo não sabemos qual.

Veja as fotos:

Fotos Arquivo Araripina em Foco – Everaldo Paixão

Damião Sousa
Damião Sousa
Diretor de Jornalismo e Marketing
RELACIONADOS