InícioAraripina em FocoONG leva cerca de 3.000 refeições veganas a favelas cariocas

ONG leva cerca de 3.000 refeições veganas a favelas cariocas

Rio de Janeiro, maio de 2020 – O programa Alimentação Consciente Brasil está lançando o projeto Comida que Faz Bem, uma ação que, neste primeiro momento, em parceria com a instituição da sociedade civil Redes da Maré, busca trazer segurança alimentar a crianças e moradores de favelas cariocas em situação de vulnerabilidade, em meio à pandemia global de COVID-19.

Entre os dias 09 e 22 de maio, o projeto vai distribuir cerca de 3.000 refeições de origem vegetal a moradores das 16 favelas do Complexo da Maré, localizado na Zona Norte da cidade de Rio de Janeiro (RJ).

“Com a pandemia global de COVID-19, muitas pessoas em situação de vulnerabilidade têm ainda menos acesso à alimentação, principalmente crianças que, com escolas fechadas, não recebem merenda escolar, que é para muitas a principal — senão a única — refeição do dia”, explica Alice Martins, gerente do Alimentação Consciente Brasil, um programa operado pela ONG Mercy For Animals.

O projeto conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação do Rio de Janeiro, em um aceno para uma possível ampliação do projeto em restaurantes populares do Rio de Janeiro. “A SMDEI (…) demonstra interesse em iniciar tratativas tanto para colaborar com a possível manutenção desse projeto, a longo prazo, envolvendo instituições de produção de alimentos orgânicos e de agricultura familiar que fazem parte das atividades da Economia Solidária, quanto para trazer iniciativas desta ordem para os restaurantes populares da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou a Secretaria, em ofício.

Para esta primeira etapa do projeto, com duração de duas semanas, a parceria com a Redes da Maré tornou-se essencial. Na Casa das Mulheres da Maré e em articulação com o Maré de Sabores — projeto concebido pela Redes da Maré que trabalha a potência feminina do território pelo viés da gastronomia — serão preparadas e distribuídas 200 refeições por dia. A Casa possui 03 andares e o Maré de Sabores está em dois desses com duas equipadas cozinhas. Em um andar, uma cozinha escola destinada às aulas de gastronomia do Projeto Maré de Sabores. Em outro, uma cozinha industrial onde são preparados os cardápios do Buffet Maré de Sabores, braço comercial do projeto — um serviço de catering com média de 15 eventos por mês, antes da pandemia, que gerava renda direta para um coletivo de mulheres cozinheiras da Maré, formadas pelo projeto, e gera impacto direto para 44 famílias.

Sempre observando cuidados de higiene e respeitando as recomendações da OMS de distanciamento social, a instituição cuidará da distribuição das refeições aos moradores da região, em uma logística de produção que envolverá 12 cozinheiras do Buffet Maré de Sabores, como forma de garantir parte de suas rendas.

Nos dias 08 e 15 de maio, cozinheiras que já atuam na Casa das Mulheres da Maré serão treinadas virtualmente pela chef parceira do Alimentação Consciente Brasil, Bárbara Carvalho, para cozinhar receitas com ingredientes de origem vegetal. Elas receberão ainda um caderno de receitas e um certificado de capacitação.

Doações
Cada refeição tem custo de R$ 12,00 (doze reais), incluindo insumos, mão-de-obra e a logística envolvida em todas as etapas — uma redução de 25% em relação ao custo original das refeições geralmente servidas pelas cozinheiras da Redes da Maré.

Para aumentar o alcance e garantir a continuidade do projeto Comida Que Faz Bem, a Mercy For Animals abriu um canal de doações: a cada R$ 12, o doador ajuda com um prato de comida para crianças e famílias com fome.

Link para doação: https://alimentacaoconsciente.org/comidaquefazbem/

Sobre a Redes da Maré
A Redes da Maré é uma instituição da sociedade civil que produz conhecimento e elabora projetos e ações para garantir políticas públicas efetivas que melhorem a vida dos 140 mil moradores das 16 favelas da Maré. A Redes da Maré atua por meio de quatro eixos considerados estruturantes para a melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos básicos da população da Maré.
http://www.redesdamare.org.br/

Sobre a Mercy For Animals
Fundada há mais de 20 anos nos Estados Unidos, a Mercy For Animals é uma das maiores organizações não governamentais focadas em animais considerados de consumo, e se dedica a transformar o atual sistema alimentar, substituindo-o por um que seja não apenas mais gentil com os animais, mas que garanta um futuro melhor para o nosso planeta e para as pessoas. A Mercy For Animals atua há quase cinco anos no Brasil e também opera no Canadá, em outras regiões da América Latina e na Índia.

Assessoria de Imprensa/Foto: Reprodução

RELACIONADOS