InícioAraripina em FocoPaulo contra a liberdade de imprensa em defesa de Geraldo

Paulo contra a liberdade de imprensa em defesa de Geraldo

Seguindo orientação do Palácio, o líder do governo na Assembleia, Isaltino Nascimento (PSB), tentou barrar a inscrição dos anais da Alepe de uma matéria jornalística publicada no Jornal do Commercio em 3 de junho. O requerimento era da deputada Priscila Krause (DEM).

O título da matéria era “TCE determina abertura de processo específico para apurar compra de respiradores pela Prefeitura do Recife”. O caso é o da Operação Apneia da Polícia Federal, que investiga a compra sem licitação de 500 respiradores da microempresária Juvanete Barreto Freire. O líder Isaltino Nascimento, na sessão de hoje, chegou a atacar a matéria jornalística do JC, chamando-a de “controversa”.

Apesar da vitória esmagadora da base do governo, por 14 a 2, a votação teve que ser adiada. O conselheiro aposentado do TCE, deputado Romário Dias (PSD), lembrou que para rejeição precisava ter 25 deputados votando em plenário. A votação será concluída na próxima sessão.

Deputados, já fora da sessão, comentaram que a “ordem” para barrar uma simples inscrição nos anais era “um gesto de Paulo Câmara, em defesa da gestão de Geraldo Júlio”, que já foi alvo de cinco operações diferentes da Polícia Federal por gastos na covid-19. Um recorde nacional de número de operações da Polícia Federal, numa mesma prefeitura ou governo, em 2020.

Além de tudo, dizem nos bastidores, a orientação do Palácio foi uma “agressão à liberdade de imprensa”, ao se recusar a transcrever uma matéria publicada no JC, uma instituição com mais de 100 anos de jornalismo.

Blog do Magno Martins

RELACIONADOS