Os cinco municípios que integram o Programa Valorização pela Educação (PVE), iniciativa apoiada pela Auren Energia na região do semiárido de Pernambuco e Piauí, apresentaram evolução na nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal sistema de avaliação da qualidade do ensino do País, em 2023. Entre os principais destaques está o sistema de ensino de Simões (PI), que, graças aos avanços apresentados de 2017, quando teve início o PVE no município, para 2023, passou a figurar entre os dez municípios mais bem colocados no Estado do Piauí.
Durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, Simões saltou de 5,0 para 7,3 entre os anos de 2017 e 2023, o que, além de permanecer acima da média nacional, representa um avanço na nota do IDEB de 46%. Já nos anos finais, o resultado saltou de 4,2 para 5,8 no mesmo período, um avanço de 38%.
“Na Auren, dizemos que geramos energia para impulsionar pessoas. Apoiar iniciativas que promovam melhoria na qualidade do ensino da população vem ao encontro desse nosso propósito. São inúmeras ações voltadas para a promoção do ensino de qualidade na região do semiárido, sendo o PVE um dos nossos carros-chefes. Estamos falando de mais de 60 escolas públicas contempladas e os resultados nos mostram que estamos no caminho certo: Tivemos avanços em todos os municípios, com Simões entre os dez melhores sistemas de ensino do Estado”, destaca Raquel Leite, gerente de Desenvolvimento Social e Planejamento da Auren Energia.
A parceria para a implantação do PVE nas áreas de influência da Auren Energia teve início em 2016, pelos municípios de Araripina (PE), Curral Novo do Piauí e Santa Filomena (PE). Em 2017, a iniciativa passou a contemplar também o município de Simões (PI) e Betânia do Piauí (de 2017 a 2022) e, em 2019, Ouricuri (PE).
Entre as cidades que integram o PVE, todas apresentaram evolução no IDEB. Na avaliação dos anos iniciais, Curral Novo do Piauí apresentou um avanço de 27% comparado a 2017, chegando a 5,7 no IDEB. Araripina obteve nota de 5,1 (aumento de 19%), Ouricuri, de 4,4 (16%) e Santa Filomena, 5,20 (11%). Já nos anos finais, além de Simões, também apresentaram avanços nos indicadores os municípios no período: Curral Novo do Piauí, 5,0 (39% de aumento); Araripina, 4,7 (21%) e Ouricuri, 4,4 (16%).
APOIO À EDUCAÇÃO
Além do PVE, voltado para promover a melhora na qualidade do ensino básico, a companhia ainda mantém uma série de ações e projetos voltados para a população do campo e para a educação e formação profissional de jovens e adultos na região. Entre as iniciativas, está a do Plug-in Escolas Rurais, uma adaptação do PVE para escolas rurais que mobilizou 35 professores de 35 escolas em Araripina. Também faz parte das ações da empresa o apoio ao Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), com mais de 160 alunos beneficiados nos municípios de Curral Novo do Piauí, Santa Filomena e Betânia do Piauí.
Em complemento, a Auren Energia também foi responsável pela reforma e ampliação de cinco escolas nos últimos anos. São elas: Ramada e Vila do Mel no último ano e Zé Martins, Socorro e Cara Branca em 2022, todas em Pernambuco.
“Nós acreditamos no poder de transformação da educação, por isso, assumimos compromissos sociais publicamente, integrando-os às nossas estratégias de desenvolvimento local. Entendemos que faz parte do nosso papel social contribuir para a construção de uma sociedade melhor por meio do fortalecimento, acesso e do incentivo à educação”, completa Raquel Leite.
Destaque nacional
O Ideb é o principal indicador de qualidade na educação do país, varia numa escala de 0 a 10 e é calculado a cada dois anos, utilizando-se de duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados.
Desde a implantação do Programa de Valorização da Educação nos municípios do Semiárido de Pernambuco e Piauí, em 2016, além das melhoras nas notas do IDEB, os municípios se destacaram nacionalmente dentro do programa PVE e receberam prêmios pelo desenvolvimento da educação básica. Entre as condecorações, o município de Betânia do Piauí foi reconhecido três vezes seguidas de 2018 a 2020, o município de Ouricuri se destacou em duas oportunidades, em 2022 e 2023, Curral Novo do Piauí recebeu o prêmio em 2020 e, em 2021, foi a vez de Araripina.